Polícia Civil prende 40 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas
Esta é considerada a maior operação de 2023 e contou com cerca de 300 policias entre civis e penais
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Joinville (DIC), desencadeou nessa terça-feira, 21, a operação “Onda de Choque” com o objetivo de combater uma organização criminosa envolvida em roubos, furtos e tráfico de drogas. Até o início da tarde, 40 indivíduos foram detidos, e uma quantidade significativa de veículos de luxo, drogas, armas de fogo e dinheiro em espécie foram apreendidos.
A ação, considerada a maior operação da Polícia Civil de Santa Catarina em 2023 devido ao elevado número de ordens judiciais cumpridas, mobilizou cerca de 280 policiais civis e 17 policiais penais. As 111 ordens judiciais foram executadas de forma simultânea em Joinville, Araquari, São Francisco do Sul e Barra Velha, além do estado de São Paulo.
A investigação, que teve início à sete meses, teve como resultado a identificação de mais de 50 criminosos atuantes nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Esses indivíduos operavam de maneira especializada em solo catarinense, estabelecendo vínculos com uma facção criminosa.
Durante as diligências, a organização criminosa também foi associada a roubos a residências e estabelecimentos comerciais. Todos os detidos serão encaminhados à sede da DIC de Joinville para os procedimentos de Polícia Judiciária. O sucesso da operação contou com a colaboração efetiva da Polícia Civil de São Paulo e da Polícia Penal de Santa Catarina.
Em vídeo publicado pela Polícia Civil, o delegado geral da Polícia Civil Ulisses Gabriel e o delegado da DIC de Joinville Murillo Batalha dão mais detalhes sobre a operação; confira: