Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Governo estadual confirma 4 mortes em decorrência das chuvas

Previsão é de que chuvas voltem ainda nesta segunda-feira

Por Ligado no Sul16/10/2023 08h22
Foto/Secom

Santa Catarina enfrenta mais um desafio no início desta semana, com a confirmação de quatro mortes relacionadas às chuvas que assolam o estado. A Defesa Civil Estadual emitiu um novo alerta para esta segunda e terça-feira, prevendo volumes significativos de chuva. No Grande Oeste, espera-se acumulação de até 150 milímetros, enquanto nos Planaltos e no Alto Vale do Itajaí, até 100 milímetros são aguardados.

As últimas duas semanas têm sido marcadas por notícias preocupantes, com quatro óbitos registrados em diferentes cidades de Santa Catarina: Palmeira, Rio do Oeste, Campo Belo do Sul e Rio do Sul. Além das quatro mortes, as chuvas causaram prejuízos em 144 municípios, levando 126 deles a decretar situação de emergência.

Neste momento crítico, o estado está mobilizado para atender à população afetada. Mais de 18 mil pessoas ficaram desabrigadas, e mais de 90 mil itens de assistência humanitária, incluindo colchões, água e alimentos, foram distribuídos. O governador Jorginho Mello faz um apelo à população afetada para que permaneça alerta, enfatizando o compromisso do governo em ajudar a mitigar os desastres e melhorar a infraestrutura.

Durante uma entrevista na tarde desse domingo, 15, o governador Jorginho Mello afirma que não é hora de baixar a guarda. “A enchente não acabou ainda”, alerta.

Ele destaca que o estado está se unindo a várias entidades e organismos para receber doações e implementar ações de melhoria, incluindo obras de dragagem e outras medidas técnicas para enfrentar as condições climáticas adversas.

A meteorologista da Defesa Civil Estadual, Francine Sacco, projeta a continuação da chuva nos próximos dias, começando nas áreas de fronteira com o Rio Grande do Sul e se intensificando nas demais regiões de Santa Catarina. O risco de ocorrências, como deslizamentos, enxurradas, alagamentos e inundações graduais, permanece alto.

Além disso, a previsão também aponta um risco moderado a alto de ocorrências relacionadas a vendavais, como queda de galhos e árvores, bem como problemas na rede elétrica. Essas condições climáticas adversas estão relacionadas à influência do fenômeno climático El Niño, tornando a primavera catarinense propensa a chuvas acima da média e temporais.

A situação rodoviária também é crítica, com trechos de rodovias estaduais total ou parcialmente bloqueados. O governo estadual oferece um mapa digital online para manter a população informada sobre a situação das estradas que poderá ser acessado aqui

Para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil relativos à sua região, é possível enviar o CEP do seu endereço por mensagem SMS de celular para o número 40199. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS