Orleans chega a 36 focos do mosquito Aedes aegypti em 2026
Novo foco foi confirmado nesta segunda-feira no bairro Samuel Sandrini; Saúde reforça cuidados e intensifica orientação nos cemitérios antes do Dia de Finados
Orleans chegou a 36 focos do mosquito Aedes aegypti identificados neste ano. O número aumentou após a confirmação de mais um foco nesta segunda-feira (5), no bairro Samuel Sandrini.
Diante dos registros, a Prefeitura de Orleans reforça que a prevenção depende da participação de toda a população. A principal orientação é eliminar qualquer ponto que possa acumular água, já que esses locais podem servir para a reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Zoonoses, também instalou placas de orientação nos cemitérios de Orleans. Esses espaços exigem atenção especial por concentrarem vasos, recipientes e outros objetos que podem acumular água e favorecer a proliferação do mosquito.
O alerta ganha ainda mais importância no período que antecede o Dia de Finados, em 2 de novembro, quando aumenta a movimentação nos cemitérios e também a quantidade de flores e vasos deixados nos túmulos.
A orientação do setor de Zoonoses é para que a população utilize areia nos vasos de flores e evite qualquer recipiente que possa acumular água. Objetos que não estiverem sendo utilizados devem permanecer virados para baixo, enquanto embalagens e demais materiais precisam ser descartados corretamente.
Além dos cemitérios, os cuidados devem ser mantidos dentro de casa e nos quintais. Pratos de plantas, garrafas, pneus, calhas, baldes e outros recipientes devem ser verificados regularmente para impedir o acúmulo de água.
A Prefeitura reforça que o combate ao Aedes aegypti depende de ações simples e frequentes. A eliminação dos possíveis criadouros continua sendo uma das principais formas de evitar a reprodução do mosquito e reduzir o risco de transmissão das doenças.

Foto/Assessoria de Imprensa – PMO
