Municípios da Amurel aderem ao serviço de telemedicina
Tubarão, Sangão, Grão-Pará, Imbituba, Treze de Maio e Braço do Norte já confirmaram adesão ao programa, assim como já faz o município de Pedras Grandes
Na manhã dessa quinta-feira, 11, os prefeitos da Amurel estiveram reunidos para o lançamento do serviço de telemedicina, realizado através do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISAMUREL.
A implantação do serviço de telemedicina tem como objetivo o atendimento remoto de pronto atendimento digital através de teleconsulta médica com médico clínico geral, médico saúde da família e pediatra, em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, a todos os munícipes aos usuários dos municípios consorciados no CISAMUREL.
O município de Pedras Grandes foi o primeiro na região da Amurel a executar o programa de Telemedicina.
A telemedicina, também chamada de telessaúde, consulta on-line ou teleatendimento, consiste na oferta de serviços de saúde por meio de tecnologias de comunicação, envolvendo a transmissão segura de dados, em uma chamada de vídeo on-line entre paciente e médico ou qualquer profissional da saúde.
O presidente do CISAMUREL, Rosenvaldo Junior, prefeito de Imbituba, comemorou o lançamento do programa. “Estamos muito felizes de estarmos hoje aqui para lançar oficialmente o programa de telemedicina para os municípios da Amurel. Como médico, conheço bem a angústia que muitas pessoas passam para obter atendimento. A demanda é muito grande, por isso, a teleconsulta vem complementar, principalmente nos horários em que os postos estão fechados”, destacou.
Os municípios de Tubarão, Sangão, Grão-Pará, Imbituba, Treze de Maio e Braço do Norte já confirmaram adesão ao programa, assim como já faz o município de Pedras Grandes.
Para o presidente da Amurel e prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes, os municípios dão mais um passo para melhorar o atendimento em saúde. “As pessoas que precisam da saúde, tem pressa, não podem esperar e é por isso, que acredito que esse programa vai trazer celeridade, desafogando inclusive os nossos postos de saúde que irão continuar com o atendimento normal. A telemedicina vem para somar, para aumentarmos ainda mais a cobertura aos nossos cidadãos”, destacou Jairo.