Estado alerta para riscos do uso irregular das “canetas” emagrecedoras
Vigilância Sanitária reforça que medicamentos à base de tirzepatida e retatrutida exigem prescrição médica
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina emitiu um alerta sobre os riscos à saúde provocados pelo uso indiscriminado de medicamentos emagrecedores à base de tirzepatida e retatrutida, popularmente conhecidas como “canetas”. O comunicado foi divulgado pela Diretoria de Vigilância Sanitária diante do aumento do consumo e da venda irregular desses produtos, principalmente pela internet e redes sociais.
O assunto foi tema de entrevista nesta sexta-feira (13) no Jornal da Guarujá com o diretor da Vigilância Sanitária estadual, Eduardo Macário.
Segundo ele, os medicamentos representam avanço no tratamento da obesidade e da diabetes, mas não podem ser tratados como solução milagrosa.
“Esses medicamentos novos que entraram no mercado estão causando uma verdadeira revolução no tratamento contra a obesidade e a diabetes. Principalmente a obesidade, que é uma doença crônica que pode motivar diversos outros quadros cardiovasculares”, afirmou.
Macário reforçou que o uso precisa ser feito com acompanhamento médico.
“Esse medicamento, no entanto, não é um medicamento milagroso, não é um produto estético, ele não é de consumo livre. Ele deve ser utilizado por indicação médica, prescrição médica, com o acompanhamento de um profissional de saúde aliado a outras técnicas, como por exemplo exercícios físicos e alimentação. Eles são medicamentos muito sérios.”
Venda pela internet preocupa
A Vigilância Sanitária demonstra preocupação com o comércio irregular.
“O que a gente tem visto, infelizmente, acontecer é a venda, o comércio indiscriminado, o uso indiscriminado, sem segurança, sem prescrição médica, inclusive outras pessoas adquirindo em mercados ou em locais não adequados ou mesmo pela internet”, alertou.
Macário também chamou atenção para a forma correta de aquisição.
“Essas canetas, o Mounjaro, o Ozempic, entre outras, elas só podem ser adquiridas em farmácias regularizadas, com autorização de venda, com retenção de receita.”
O diretor da Vigilância Sanitária estadual orienta que o consumidor desconfie de ofertas muito baratas.
“Quando você encontra um produto muito abaixo do mercado, tem que desconfiar. Eles podem ter procedência desconhecida, podem ser falsificados, adulterados ou mesmo armazenados de forma inadequada.”
Risco de pancreatite
Embora sejam considerados seguros quando usados corretamente, os medicamentos podem causar efeitos colaterais.
“A pessoa tem um pouco de náusea, um pouco de sensação de estufamento, um pouco de prisão de ventre, mas tudo isso controlado por um médico”, explicou.
O maior risco, segundo ele, é a pancreatite.
“Pancreatite é um quadro de inflamação do pâncreas, que quando acontece essa inflamação ela tem a tendência de aumentar de tamanho e se não tratada ela pode levar à morte.”
Ele detalhou os sintomas que exigem atenção imediata.
“Ela começa a sentir uma dor muito forte no abdômen, na área da barriga, e essa dor começa a desencadear para as costas. Começa a ter sensação de vômitos muito forte, muito persistente, uma náusea muito grande. Se estiver utilizando esse medicamento e sentir esses sintomas, deve procurar imediatamente o médico e interromper o uso.”
Uso apenas estético é erro
Macário também falou sobre o uso apenas para emagrecimento rápido.
“Essa falsa sensação de que aquilo vai resolver um problema pode não só gerar efeitos colaterais graves, mas também até uma certa frustração.”
Ele reforçou que o tratamento da obesidade não depende apenas da medicação.
“O médico deve olhar o paciente como um todo. Alimentação, atividade física e até a questão de saúde mental. O problema de utilizar unicamente a caneta sem acompanhamento médico é que pode até emagrecer, mas a que custo?”
Por fim, o diretor fez um apelo:
“Medicamentos não são produtos estéticos, precisam de prescrição. Não brinque com a sua saúde. Procure sempre um profissional habilitado para avaliar a real necessidade desse tratamento.”
Confira entrevista completa
