Cocal do Sul realiza ações de prevenção às hepatites virais durante o Julho Amarelo
Campanha reforça importância do diagnóstico precoce e da vacinação; testes estão disponíveis nas unidades de saúde

Durante o mês de julho, a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul intensifica as ações de prevenção e conscientização sobre as hepatites virais, dentro da campanha nacional Julho Amarelo.
A iniciativa tem o objetivo de alertar a população sobre os riscos das infecções silenciosas, que muitas vezes não apresentam sintomas nas fases iniciais, mas podem evoluir para complicações graves como cirrose e câncer de fígado.
De acordo com a secretária de Saúde, Giovana Galato, os testes rápidos para detecção das hepatites estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde do município. “É um exame simples, seguro e que salva vidas. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de tratamento e controle da doença”, ressalta.
Além dos testes, a rede municipal de saúde também disponibiliza, conforme o calendário vacinal, a vacina contra hepatite B. A imunização está acessível para toda a população e é uma das principais formas de prevenção.
A campanha também inclui ações de orientação sobre formas de transmissão, sintomas e cuidados preventivos. A Secretaria de Saúde reforça que qualquer pessoa pode procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o teste e, se necessário, receber acompanhamento.
“O Julho Amarelo é um momento fundamental para lembrar que as hepatites virais são uma questão de saúde pública. Prevenir é sempre o melhor caminho”, completa Giovana.