Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Campanha de vacinação contra a gripe inicia em Santa Catarina

Por Ligado no Sul25/03/2024 09h15
Foto: Ricardo Trida / SECOM

A campanha de vacinação contra a gripe teve seu início nesta segunda-feira em Santa Catarina, em uma ação antecipada devido ao aumento de doenças respiratórias na região. A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual, já distribuiu as doses da vacina para todas as 17 centrais regionais, que por sua vez repassaram para os respectivos municípios catarinenses.

Este ano, mais de 3 milhões de pessoas estão nos grupos prioritários para receber o imunizante. Arielle Fiaho, gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da DIVE, ressaltou a importância da vacinação contra a influenza para prevenir casos graves da doença. “A vacina é uma importante aliada no combate à doença, evitando principalmente hospitalizações e óbitos”, afirmou.

A antecipação da campanha se deve à circulação do vírus, que já registrou um aumento no número de casos hospitalizados e óbitos em comparação ao ano anterior. A gerente da DIVE também destacou a importância de que a população fique atenta às estratégias de vacinação de seus respectivos municípios.

Os grupos prioritários que devem receber o imunizante até o final da campanha, em 31 de maio, incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, entre outros.

Segundo a Diretoria da DIVE, apenas neste ano já foram registradas 95 hospitalizações por gripe, com mais da metade dos pacientes (51%) tendo 60 anos ou mais. Sete pessoas perderam suas vidas devido à doença em Santa Catarina.

A vacina disponibilizada nesta campanha é trivalente e atualizada anualmente de acordo com os vírus em circulação. Protege contra três tipos de gripe: A (H1N1 e H3N2) e um tipo de influenza B. O dia D da mobilização estadual para vacinação está agendado para o sábado, 13 de abril.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS