Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Senador Esperidião Amin comenta derrota do governo federal na Câmara e atualizações sobre obras do Morro dos Cavalos

Por Ligado no Sul09/10/2025 11h30
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Ontem (8), a Câmara dos Deputados derrubou a medida provisória que previa aumento do IOF, entre outros temas. Sobre o assunto, o Jornal da Guarujá conversou na manhã desta quinta-feira (9) com o senador Esperidião Amin (PP), que acompanhou de perto a votação.

“Acompanhei in loco, lá na própria Câmara. Fiquei muito feliz com a unidade do meu partido e a posição política da nossa federação, compreendendo os progressistas e nossos parceiros da União. A federação foi responsável, de acordo com a grandeza da nossa bancada, por esta decisão correta diante de um governo que, a cada 27 dias, aumenta impostos. Essa instabilidade gera inflação e prejudica o trabalhador e a camada mais vulnerável da população”, afirmou Amin.

O senador destacou que a rejeição da MP não foi uma derrota do Congresso, mas uma “vitória da sensatez e da responsabilidade, garantindo planejamento financeiro e investimentos em setores prioritários, como saúde, educação e agricultura”. Sobre a possibilidade de novo decreto pelo governo, Amin disse: “Não duvido que façam isso, mas a sociedade e a oposição vão reagir. É uma questão de responsabilidade com a saúde financeira do país”.

Morro dos Cavalos: obras seguem em negociação

O senador também falou sobre o andamento da obra dos túneis no Morro dos Cavalos, na BR-101: “Ainda não tivemos novidades esta semana. O processo está aberto no Tribunal de Contas da União. A manifestação unânime do governo do Estado, da bancada federal e de entidades representativas foi registrada e aprovada. Agora, precisamos da resposta formal do Ministério dos Transportes para definir a execução do projeto, que prevê dois túneis. Estamos nos 60 dias finais da negociação com TCU, concessionárias e Ministério”, explicou Amin.

O senador enfatizou a prioridade da obra: “No contrato Sul da BR-101, não há concorrência com outras grandes obras. É a prioridade absoluta do Estado neste momento. Queremos discutir cronograma, execução e impacto na tarifa, seja via pedágio ou free flow, garantindo qualidade e segurança para a região”.

Encontro com ex-presidente Bolsonaro

Amin comentou ainda sobre encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar: “Fiquei confortado com o estado de espírito dele, sem amargura, embora inconformado com a situação. Conversamos sobre a anistia, entreguei documentos que mostram que a Constituição de 1988 permite, sim, anistiar pessoas condenadas por atentado contra a democracia. O Congresso é soberano para deliberar sobre o assunto”, destacou.

Cenário político e futuro eleitoral

Perguntado se o PP estadual apoiará a reeleição do governador Jorginho Melo, Amin foi enfático: “Não, não fica claro. Não coloque na minha boca palavras que eu não proferi. A nossa bancada estadual apoia o governo Jorginho Melo na Assembleia, e faz muito bem com isso, mas a eleição é no ano que vem. A convenção decidirá sobre candidaturas e projetos políticos, vinculados ao projeto nacional. O mais importante é garantir uma eleição viável e representativa para Santa Catarina e para o Brasil”.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS