“Foi um desafio muito grande”: Prefeito de Grão-Pará, Helio Alberton, reflete sobre sua gestão
Na manhã desta quinta-feira, 20, o Jornal da Guarujá conversou com Helio Alberton Junior (PP) , prefeito de Grão-Pará, município localizado no sul do estado de Santa Catarina. Helinho como é conhecido, conclui seu primeiro mandato à frente da gestão municipal, fez um balanço dos quase quatro anos de administração.
Assim como muitos municípios de Santa Catarina, sua gestão enfrentou desafios por intensas chuvas em 2022 e 2023. “Foi um desafio muito grande, as pessoas não têm a maturidade ou o conhecimento de fato do que é a gestão pública e os desafios que a gente enfrenta”, disse o prefeito. As fortes chuvas causaram danos consideráveis à infraestrutura da cidade, incluindo a destruição de mais de 14 pontes em 2022, o que demandou uma reorganização constante e investimentos emergenciais.
Ao assumir a prefeitura em 2021, Alberton encontrou uma situação financeira precária. “A prefeitura de Grão-Pará era uma das prefeituras com o pior resultado fiscal e financeiro da região”, afirmou. O prefeito implementou uma série de medidas para reorganizar as finanças municipais, conseguindo estabilizar a situação em cerca de seis meses. “Graças a Deus, conseguimos trazer solidez financeira à prefeitura, mantendo pagamentos em dia e projetando novos investimentos.”
Investimentos e realizações
Mesmo com as adversidades, a administração de Helinho conseguiu investimentos para Grão-Pará. “Ultrapassamos quase 60 milhões em investimentos de emendas de deputados, recursos do Estado, da União e de deputados federais e estaduais”, revelou. Esses investimentos foram fundamentais para a transformação e modernização do município.
Apesar dos avanços, o prefeito de Grão- Pará expressou frustração por não conseguir realizar todos os projetos planejados devido às chuvas intensas. “A gente tinha um planejamento muito intenso de atendimento e acompanhamento das nossas estradas e acessos na área rural, mas as chuvas atrapalharam muito”, explicou. Ele destacou que o município, predominantemente agrícola, teve sua infraestrutura afetada, dificultando o atendimento aos agricultores.
Futuro político
Quanto às eleições de 2024,Helinho deixou seu nome à disposição do partido e dos apoiadores para uma possível reeleição. “Meu nome está à disposição como pré-candidato , mas caso o grupo avalie que eu não sou um bom quadro, sou parceiro para fortalecer o projeto com outro nome”, disse. O prefeito destacou a importância do diálogo e da união dentro do grupo político para continuar o trabalho iniciado.
Encerrando a entrevista, o prefeito convidou a comunidade para participar da festa de São João Batista, que começa no próximo sábado, 22. “Deixo meu convite especial para todas as pessoas que nos ouvem para visitar Grão-Pará, participar um pouquinho da festa e acompanhar a nossa queima da fogueira. A previsão é de sol, e teremos algumas surpresas para a queima”, anunciou o prefeito.
Confira entrevista completa