TRE-SC alerta: cerca de 665 mil eleitores ainda não fizeram a biometria
Municípios como Praia Grande, Urupema e Bom Jardim da Serra estão entre os com menor percentual

Um levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) revelou que 95 dos 295 municípios catarinenses, aproximadamente 32%, apresentam índices de coleta de dados biométricos inferiores à média nacional de 87,01%. Isso equivale a cerca de 665 mil eleitores que ainda não atualizaram seus cadastros.
Entre os municípios com menor percentual de biometria estão:
- Praia Grande: 62,54% (2.499 eleitores sem biometria)
- Urupema: 63,42% (910 eleitores sem biometria)
- São João do Sul: 63,70% (2.615 eleitores sem biometria)
- Bom Jardim da Serra: 64,29% (1.383 eleitores sem biometria)
- Jacinto Machado: 64,62% (3.159 eleitores sem biometria)
Carlos Valério Gerber Wietzikoski, coordenador de Gestão do Cadastro Eleitoral do TRE-SC, destacou que esses municípios enfrentam desafios logísticos devido à ausência de cartórios eleitorais locais, o que dificulta o acesso da população aos serviços de atualização cadastral. “São locais sem sede de cartório eleitoral, situação que exige o deslocamento da população a outros municípios. Por essa razão, a Justiça Eleitoral catarinense, preocupada com o exercício da cidadania por todas as pessoas, implementou o programa ‘Justiça Eleitoral em Movimento'”, explicou Wietzikoski.
Desde 2023, o programa “Justiça Eleitoral em Movimento” tem levado atendimento presencial a todos os 219 municípios catarinenses que não possuem cartório eleitoral. Só no primeiro semestre de 2025, foram realizados 2.783 atendimentos em 22 municípios do estado.
O TRE-SC reforça a importância da atualização cadastral, que garante maior segurança ao processo eleitoral e facilita o atendimento ao eleitor. Eleitores que ainda não realizaram o cadastro biométrico devem procurar os postos de atendimento da Justiça Eleitoral para regularizar sua situação.