Simone Lucas Martins assume como CEO da Librelato e destaca desafios e inovação no setor de implementos rodoviários

A executiva Simone Lucas Martins é a nova CEO da Librelato, uma das três maiores fabricantes de implementos rodoviários do Brasil. Funcionária da empresa desde 2018, Simone já atuava como diretora administrativa e financeira da Librepar, holding que controla o grupo, e agora assume oficialmente a liderança da companhia em um setor historicamente dominado por homens.
Em conversa com o Jornal da Guarujá, na manhã desta quarta-feira (18), ela compartilhou sua trajetória dentro da empresa, os desafios do mercado e a responsabilidade de liderar uma companhia com cerca de 1.700 colaboradores na Librelato e 2.500 no grupo como um todo.
“Assumo com honra, com orgulho, com vontade de dar certo. Estou bem feliz com o que tem acontecido”, afirmou Simone, destacando que seu trabalho atual é a continuidade do esforço de anos na empresa. “Já conheço o mercado e a Librelato há bastante tempo, acompanhei muitas mudanças e o que estamos fazendo agora é dar continuidade a esse trabalho, acompanhando de perto as necessidades do cliente.”
Com mais de 20 anos de atuação em cargos de direção, a executiva construiu sua trajetória profissional em empresas nacionais e multinacionais dos setores automotivo, químico, de varejo, bens de capital e construção. Contadora formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ela acumula passagens por organizações como DHB Componentes Automotivos, Eliane Revestimentos, Empresas Artecola e The Shoe Company.
Perguntada sobre o mercado de implementos rodoviários, Simone explicou que o setor é “muito afetado por mudanças econômicas e políticas de financiamento, já que é um bem de capital que depende de crédito e juros para viabilizar os investimentos.” Ela também ressaltou a influência do PIB: “Se o mercado está aquecido, há carga para transportar; se não, surgem dificuldades.”
A executiva avaliou o cenário econômico atual: “O país está em constante mudança, o que gera desconfiança em quem precisa investir. O desafio é olhar para o longo prazo para garantir sustentabilidade, porque o mercado é promissor e resiliente.”
Sobre inovação e redução de custos, Simone destacou a importância da proximidade com o cliente: “Temos uma rede forte de atendimento em todo o país. Estar perto do cliente ajuda a entender suas necessidades e a oferecer soluções que reduzam custos, com produtos duráveis e engenharia preparada para atender diferentes aplicações.”
Simone mantém ainda a função de diretora administrativa da Librepar, grupo que tem sinergia entre suas empresas e com o mercado de implementos rodoviários. “O conhecimento que trago das outras empresas do grupo ajuda muito a Librelato.”
Na última semana, a marca Librelato ganhou destaque internacional ao ter sua logomarca exibida em um telão publicitário na Times Square, em Nova York, o que simboliza o reconhecimento internacional da marca.
Confira entrevista completa