Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Semana será de altos volumes de chuva, divulga Defesa Civil

Previsão de chuvas e alerta de inundações em diferentes regiões do estado

Por Ligado no Sul24/10/2023 08h11

A semana em Santa Catarina promete ser marcada por condições climáticas instáveis, trazendo chuvas e temporais que podem afetar diversas regiões do estado. Até quinta-feira, 26, uma área de baixa pressão atmosférica, combinada com o fluxo de calor e umidade provenientes do norte do país, será responsável por provocar pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente na terça-feira, 25 As áreas mais afetadas incluem o Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Durante esse período, a instabilidade será intercalada com momentos de melhoria.

A partir da sexta-feira, 27, e indo até o sábado, 28, um novo sistema meteorológico entrará em cena, com a formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano. Esse evento trará consigo chuvas intensas e volumosas, vendavais e a possibilidade de granizo. O risco de ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores, alagamentos, deslizamentos e inundações graduais é classificado como alto a muito alto.

Na sexta-feira, as chuvas, acompanhadas de temporais e chuva pontualmente intensa, devem atingir o Grande Oeste e o Norte do estado, expandindo-se para as demais regiões de Santa Catarina ao longo do dia. Durante a noite de sexta e na madrugada e manhã de sábado, essas chuvas e temporais ganharão intensidade, concentrando-se especialmente no Grande Oeste, Planalto Sul e Norte.

Para esse período, são esperados volumes de chuva significativos, com acumulações variando entre 120 mm e 160 mm em áreas do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximas à divisa com o Paraná, podendo exceder esses valores. Nas demais regiões do estado, os acumulados devem situar-se entre 80 mm e 120 mm, com os menores acumulados no Litoral Sul.

A situação hidrológica também está sob monitoramento devido à previsão de chuvas. Entre segunda-feira e quinta-feira, algumas áreas, como o Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, apresentam risco de alagamentos devido ao aumento dos níveis dos rios.

Contudo, no período de sexta-feira a sábado, o risco se eleva consideravelmente, classificado como ALTO para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, e MUITO ALTO nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS