SC: mais de 5.400 vagas de emprego estão disponíveis
Do total de vagas disponíveis, 214 são destinadas a pessoas com deficiência (PcD)
O Sistema Nacional de Emprego (Sine/SC) está oferecendo mais de 5.400 vagas de emprego em diversas cidades de Santa Catarina. As oportunidades abrangem diferentes níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental até o ensino superior. Do total de vagas disponíveis, 214 são destinadas a pessoas com deficiência (PcD).
Apesar de ter uma população cerca de 40% menor em comparação aos estados vizinhos do Paraná e Rio Grande do Sul, Santa Catarina tem se destacado no mercado de trabalho em 2023. Nos primeiros cinco meses do ano, foram criados 59.372 novos empregos com carteira assinada. O governador Jorginho Mello ressalta a importância de facilitar a vida dos empreendedores para que possam investir e prosperar, resultando em mais desenvolvimento, empregos e oportunidades.
O setor de serviços desempenha um papel fundamental na economia catarinense e espera-se que tenha um papel relevante no aumento da atividade econômica nos próximos meses. O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, destaca que o Governo de Santa Catarina está trabalhando em ações que geram mais oportunidades e impulsionam a economia do estado. Nesse contexto, o Sine desempenha um papel fundamental como ponte entre os candidatos em busca de emprego e as empresas que oferecem vagas.
Para se candidatar a uma das vagas, os interessados devem procurar uma das mais de 140 unidades do Sine em Santa Catarina. O cadastro pessoalmente requer a apresentação de documentos como RG, CPF e carteira de trabalho. Outra opção é acompanhar as vagas por meio do aplicativo Sine Fácil, do Governo Federal, disponível para smartphones e tablets. No aplicativo, os trabalhadores podem verificar as oportunidades de emprego, se candidatar a uma vaga e solicitar o seguro-desemprego. As mesmas funcionalidades também estão disponíveis no portal Emprega Brasil.
Carlos Alberto Arns Filho, diretor de Emprego e Renda da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sicos), destaca a importância do Sine na intermediação entre empresas e candidatos e incentiva o uso do aplicativo. O aplicativo cruza o perfil das vagas com o dos trabalhadores cadastrados e envia notificações para aqueles que são compatíveis com a vaga. Portanto, é essencial que as pessoas preencham todas as informações solicitadas e as mantenham atualizadas. Ao baixar o aplicativo, os trabalhadores podem preencher um currículo com todas as informações solicitadas nas unidades do Sine.