Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Santa Catarina decreta estado de emergência após casos de gripe aviária

Por Ligado no Sul21/07/2023 10h30
Foto/Cidasc

Nessa quinta-feira, 20, o governo de Santa Catarina decretou estado de emergência zoossanitária após a confirmação de dois casos de gripe aviária no estado. A medida entrou em vigor de forma imediata e terá uma validade de 180 dias.

A decisão, assinada pelo governador Jorginho Mello, foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.

O segundo caso de gripe aviária foi confirmado no último sábado, 15,  pela Secretaria de Estado da Agricultura de Santa Catarina. A ave infectada era de criação de fundo de quintal e não estava destinada à produção comercial. a Secretaria reafirmou que o registro do novo caso não compromete a condição sanitária do estado e do país como livres da influenza aviária.

Após a confirmação dos casos, o Japão anunciou a suspensão da compra de aves e ovos produzidos em Santa Catarina, o que gerou críticas por parte do Ministério da Agricultura.

Cabe ressaltar que o estado havia registrado seu primeiro caso de gripe aviária no final de junho, em uma espécie selvagem.

O decreto estadual de Santa Catarina foi emitido quase dois meses após o governo federal também determinar estado de emergência devido à gripe aviária em todo o país, com validade também de 180 dias. De acordo com dados da Agricultura, o Brasil já registrou 67 casos confirmados da doença.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS