Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Rio do Rastro Marathon: investimento ou desperdício? debate em Orleans

Por Ligado no Sul25/04/2024 10h10
Foto/Redação

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Orleans, realizada no dia 22, o vereador Valter Orben fez duras críticas ao governo municipal. O alvo de sua reprovação foi um projeto de lei enviado pelo executivo, que propõe o repasse de oitenta mil reais à Federação Catarinense de Atletismo para a realização do Rio do Rastro Marathon, evento sediado na cidade de Orleans.

As críticas levantadas por Orben foram tema de discussão no Jornal da Guarujá na manhã desta quinta-feira, 25, quando o prefeito Jorge Koch foi entrevistado. O prefeito explicou que o investimento visa promover a cidade, que já está em sua quarta edição em Orleans. A Rio do Rastro Marathon atrai mais de mil e quinhentos atletas, que participam de provas de corrida de ciclismo e pedestre, percorrendo um trajeto de quarenta e dois quilômetros até o topo da Serra do Rio do Rastro.

“É um evento que traz mais de mil e quinhentos atletas, tanto no sábado no domingo. Faz a primeira prova de ciclismo e no domingo faz a prova de corrida pedestre aonde eles correm, quarenta e dois quilômetros até o topo da serra e lá na serra então é o evento final onde tem toda a premiação. É um evento grandioso a nível nacional e internacional,” explicou Koch.

Koch ressaltou que a verba destinada ao esporte é separada e específica, não interferindo nos investimentos em outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura. Ele defendeu que eventos como a Rio do Rastro Marathon são importantes para promover a cidade e atrair investidores e turistas.

“Quando a prefeitura mandou o orçamento, n o ano passado para a Câmara e os vereadores sabem disso, o  vereador específico (Valter Orben), ele mesmo aprovou o orçamento. Nós encaminhamos um orçamento onde nós destinamos cento e dez milhões para diversas entidades, eventos da nossa cidade e cerca de seiscentos mil reais está reservado para o esporte,” acrescentou o prefeito.

Koch também mencionou durante a entrevista que a cidade conta com 240 leitos que já estão ocupados, ressaltando a importância de investimentos como o Rio do Rastro Marathon para fortalecer a economia local e impulsionar o turismo.

O prefeito criticou a postura de alguns vereadores que se opõem às iniciativas da administração municipal por motivos políticos, sem considerar o benefício que tais eventos trazem para a comunidade. Koch também destacou o retorno econômico e turístico que a corrida proporciona, citando o interesse de empresários e a projeção nacional e internacional que Orleans recebe através do evento.

“Eu fico chateado é que ele (o vereador) joga a comunidade contra a administração. Ah, porque poderia fazer uma ponte, poxa! nós estamos construindo mais de quinze milhões de reais em pontes pro interior” lamentou Koch.

Além disso, o prefeito esclareceu que a gestão destina recursos para diversas entidades e projetos na cidade, visando o desenvolvimento local e o bem-estar da população. Ele lamentou a postura de alguns vereadores que, segundo ele, buscam apenas criticar a administração sem apresentar propostas construtivas.

Sobre a próxima eleição municipal, Koch afirmou que as pesquisas de aprovação da administração e de intenção de voto demonstram o reconhecimento do trabalho realizado nos últimos anos. Ele destacou a importância de uma gestão responsável e transparente, comprometida com o desenvolvimento de Orleans e o bem-estar de seus cidadãos.

“A pesquisa demonstra que 65% da população aprova nossa gestão e 32% declaram que votariam em um candidato que eu apoio,” afirmou Koch.

Ainda durante a entrevista, o prefeito de Orleans falou sobre a inauguração da pavimentação asfáltica de 1.700 metros da Estrada Geral da comunidade de Sesmaria, nesta sexta-feira, 26, às 17h30 e também da inauguração da nova  Praça e Parquinho “Francisco Pedro Cardozo” , no bairro Nova Orleans, que acontece neste domingo, 28, às 17h, com a a presença da banda Estrela do Oriente.

A obra do parquinho que mede 587,50m², custou  R$209.150,50 (duzentos e nove mil, cento e cinquenta reais e cinquenta centavos), é uma homenagem ao orleanense que nasceu, empreendeu e constituiu família, deixando um importante legado à cidade.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS