Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Psicóloga Vanesa Bagio explora o transtorno de ansiedade generalizada no quadro “Mente em Sintonia

Por Ligado no Sul24/04/2024 11h02
Foto/Redação

No quadro “Mente em Sintonia”, veiculado sempre na última quarta-feira do mês pelo Jornal da Guarujá, a psicóloga Vanesa Bagio retorna para explorar um tema de grande relevância: o transtorno de ansiedade generalizada.

Durante a entrevista, Vanesa mergulha profundamente na complexidade desse transtorno. Ao abordar a natureza da ansiedade, ela destaca a diferença  entre a ansiedade comum e aquela que alcança o nível de um transtorno: “A ansiedade já está no nível em que a pessoa não consegue seguir adiante sem uma ajuda, sem um auxílio, então já é um bloqueio”, explica.

Ela ilustra vividamente como a ansiedade pode se manifestar de maneiras diversas e impactar profundamente a vida cotidiana das pessoas: “Quando a pessoa tem transtorno de ansiedade generalizada, automaticamente ao chegar a certos lugares, ela pode sentir aquele ‘branco’, como a gente diz, e não conseguir estar presente na conversa”, ressalta.

Durante a entrevista, uma ouvinte compartilhou sua experiência pessoal, revelando: “Eu tenho tanta ansiedade que às vezes acho que vou morrer.” A psicóloga Vanesa ofereceu orientações práticas para lidar com as crises de ansiedade: “O controle da crise vem em identificar realmente se é ansiedade. Toda vez que eu tenho uma crise, eu tenho os mesmos sintomas”, partilha ela.

Durante a conversa, a psicóloga também destaca a eficácia da música como uma forma de aliviar a ansiedade: “A música é algo que vai distrair e amenizar essa crise naquele momento. Mas uma música cantada, que a pessoa consiga cantar junto, não só a melodia, é bem interessante. Porque a pessoa começa a cantar e nisso ela vai começar a substituir aqueles pensamentos acelerados”, compartilha ela.

Além disso, Vanesa enfatiza a importância de buscar ajuda profissional e encoraja cada indivíduo a encontrar sua própria abordagem para enfrentar a ansiedade. “O autoconhecimento é o que vai dissipar, o que vai controlar a ansiedade”.

Ao longo da entrevista, Vanesa oferece estratégias práticas para lidar com a ansiedade, desde a distração da mente até a busca por atividades relaxantes, como ouvir música ou praticar yoga. Ela destaca a importância de encontrar um equilíbrio entre autocuidado e busca por ajuda profissional: “É um processo, então, tenta, tenta diferentes abordagens até encontrar o que funciona para você”, incentiva.

Se você se identificou com o tema e que conhecer um pouco mais sobre Vanesa, seu consultório fica localizado no Edifício Cidade das Colinas, Rua João Ramiro Machado, 321 – Sala 6, no Centro de Orleans. Acompanhe também seu trabalho também nas redes sociais, onde ela compartilha dicas e reflexões sobre saúde mental em seu perfil no Instagram, @vanesabagio.psic.

Confira

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS