Projeto do Unibave oferece alimentos orgânicos e incentiva consumo consciente em Orleans
Feira Agroecológica voltou a funcionar neste mês com produtos cultivados na Fazenda Experimental da instituição
Foto/Unibave
Reiniciou neste mês a Feira Agroecológica do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), que disponibiliza alimentos cultivados na Fazenda Experimental da instituição. Criado em 2016, o projeto institucional oferece, todas as quartas-feiras, a partir das 11h, produtos orgânicos para moradores de Orleans, estudantes e colaboradores.
As gôndolas ficam disponíveis na entrada da Coordenação dos Cursos e em frente ao Centro de Atendimento ao Estudante (CATE). Segundo o coordenador da Fazenda Experimental e orientador do projeto, professor Guilherme Doneda Zanini, a feira funciona no modelo self-service: cada pessoa escolhe os produtos diretamente da gôndola e realiza o pagamento em um local identificado. “Não há fiscais. O pagamento é feito de forma consciente”, destaca o professor.
O cultivo das hortaliças é realizado por bolsistas dos grupos de pesquisa e extensão ligados à agroecologia. As atividades deste semestre começaram na semana passada. Doneda reforça que o projeto é aberto à comunidade e também aos vizinhos do campus, como os pais que vão ao Colégio Unibave buscar seus filhos.
Em relação ao pagamento, o professor afirma que o retorno médio varia entre 90% e 95%. “Há semanas em que o valor arrecadado ultrapassa o esperado. São pessoas que pegam os produtos em uma semana e realizam o pagamento na outra”, relata.
O valor cobrado pelos produtos é simbólico e revertido para a compra de novas mudas, garantindo a continuidade do projeto.
Produção agroecológica
Desde 2016, toda a produção da feira segue os princípios da agroecologia, sem o uso de herbicidas, inseticidas ou fungicidas. O cultivo utiliza adubação orgânica, resultando em alimentos que, embora nem sempre apresentem o padrão estético exigido pelo mercado, oferecem elevada qualidade nutricional.
A Fazenda Experimental
A Fazenda Experimental do Unibave é um laboratório de pesquisa utilizado pelos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. Possui uma área total de 10 hectares, sendo três destinados ao cultivo, uma área preservada com benfeitorias e aproximadamente um quarto da propriedade coberto por mata nativa.
O projeto produz cerca de 500 quilos de alimentos por ano, com variações na quantidade e nos tipos de produtos conforme as condições climáticas. A fazenda está aberta à visitação mediante agendamento pelo telefone (48) 3466-5600, que também atende via WhatsApp.
