Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Proibidos em Laguna, fogos de artifício com barulho são prejudiciais aos animais e a pessoas com autismo

A norma também prevê multa de até R$ 1,035,25 a infratores que soltarem fogos com estampidos de efeitos sonoros ruidosos.

Por Ligado no Sul09/11/2022 11h52
Foto/Divulgação

Em tempos de festas de final de ano, a Prefeitura de Laguna, reforçou em suas redes sociais a proibição sob risco de multa da queima de fogos de artifícios em eventos públicos e privados.  Desde 2021, a Prefeitura sancionou uma Lei e de acordo com a legislação, o regulamento visa proteger animais, pessoas com autismo e outros grupos que sofrem com o barulho.

Em pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, o sons dos estrondos e das bombas podem provocar crises de pânico, choro e instabilidade emocional devido a hipersensibilidade a sons.

O mesmo para os cães que, se comparado a humanos, podem detectar sons quatro vezes mais distantes. Por esse motivo, a queima de fogos com barulho pode tornar-se um momento de desespero e descontrole para os animais.

A norma também prevê multa de até R$ 1,035,25 a infratores que soltarem fogos com estampidos de efeitos sonoros ruidosos. As denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal pelo 153. Nos ultimo fim de semana, acusações de manuseio indevido dos artefatos foram recebidos pela Gerência de Bem Estar Animal (fotos e videos) e encaminhados para a Fundação Lagunense do Meio Ambiente e Guarda Municipal para apuração e atendimento dos procedimentos legais.

Como proteger os animais em casos de fogos de artifícios?

– Evite deixar o animal sozinho

– Deixe-o seguro, dê carinho ou um petisco para que ele se sinta protegido e associe aquele barulho a algo que não seja estressante

– Prepara seu animal antes

Como proteger as crianças em casos de fogos de artifícios? 

– Equipamentos contra ruído como fones de ouvido

– Espaços protetores de espuma antirruído

– Fique dentro de casa

– Explique o que está acontecendo

– Peça aos seus vizinhos compreensão para não soltar os fogos de artifício

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS