Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Prefeitura De Capivari de Baixo realiza quase 200 castrações de forma gratuita

Os dados são dos últimos três meses de 2022.

Por Ligado no Sul23/01/2023 10h00
Foto/Divulgação

Nos últimos três meses de 2022, quase 200 castrações foram feitas. Em outubro, 36 cães e 16 gatos; em novembro, 23 cães e 17 gatos; em dezembro, 24 cães e oito gatos. Estes dados são de animais machos e fêmeas.

A ação é coordenada pela Assessoria de Bem-Estar Animal, que atende ao público na Central do Cidadão, na rua Tarcísio Vilela, 583, e também pelo telefone (48) 3623-4002.

Neste mês de janeiro, 14 solicitações de castração já foram analisadas e liberadas e esperam a data para a realização da castração.

A estratégia do controle de natalidade oferecido pelo poder público tem o intuito de controlar a população de animais domésticos e nas ruas. O foco é também evitar a proliferação de doenças, como a conhecida toxoplasmose, uma infecção causada por um protozoário encontrado nas fezes de gatos e outros felinos.

O procedimento é gratuito ao dono ou tutor do animal e é executado por uma clínica credenciada que funciona na rua Laguna, bairro Oficinas, em Tubarão. As famílias com renda de até três salários mínimos e as inscritas no CadÚnico ou no Bolsa-Família podem solicitar.

Para isso, basta apresentar os comprovantes de renda e de residência, CPF, RG, título de eleitor e foto do animal de estimação.

Por que castrar seu animal?

A castração prematura reduz consideravelmente o risco de a cadela desenvolver tumores de mama; previne doenças sexualmente transmissíveis e doenças reprodutivas, como cistos ovarianos (em fêmeas), hiperplasia prostática (aumento da próstata em machos); além de excluir completamente a possibilidade de piometra (infecção no útero). A castração também diminui quase que totalmente as chances de tumores perianais, estimulados pela testosterona, e que ficam raros em cães castrados entre 7 e 8 meses de idade; e também evita a procriação e crias indesejadas por donos.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS