O que o empresário precisa evitar na sua gestão? Por Milena Flor
O sonho de todo empresário é ser bem sucedido, ter sucesso.
Sucesso para mim não tem mesmo significado para você, concorda? Para mim sucesso é ter tempo de qualidade com a família, para você sucesso pode ter outro significado.
Porém, para você chegar ao sucesso tem uma questão importante a ser analisada na gestão do seu negócio.
Uma análise contábil pode evitar da sua empresa fique sem capital de giro e consequentemente possa a vir falir, estou falando do: ciclo operacional.
Ciclo operacional refere ao tempo médio do momento no qual você compra a mercadoria até a venda ao cliente.
Para que serve o ciclo operacional?
Identificar o tempo investido nas ações dentro da empresa, desde o momento da compra, estocagem, venda recebimento e pagamento.
O que você deve ficar atento na gestão do seu negócio.
Verifique o prazo de pagamento do fornecedor, o tempo que o produto fica em estoque e o prazo de recebimento do cliente.
Vamos ao exemplo: Foi adquirida uma camiseta, o fornecedor deu o prazo 40 dias para efetuar o pagamento, a camiseta em média fica 20 dias em estoque. Quando ocorreu a venda desta camiseta o cliente pede para efetuar o pagamento a prazo, portanto, mais 30 dias para você receber o valor da camiseta.
Quando isso ocorre o que acontece no seu fluxo de caixa e com o seu capital de giro, você sabe?
Neste caso, você irá pagar primeiro o fornecedor e depois irá receber do cliente. Quando isso ocorre em proporção pequena você não percebe que está utilizando o capital de giro para financiar a compra do seu cliente.
Agora quando isso acaba saindo do seu controle, no qual você precisa de capital de giro mais alto, ou a inadimplência está com valor alto, e você se dá conta de tudo isso está ocorrendo na sua empresa, a empresa já está com um alerta, que o seu fluxo de caixa começa a ficar negativo, o capital de giro está baixo.
O que fazer para que não ocorra isso?
É você negociando com o cliente um prazo a maior para efetuar o pagamento, e um prazo menor para recebimento do seu cliente ou aumentar o seu capital de giro na empresa.
Estas são as duas alternativas que você já pode estar analisando na sua empresa e colocando em prática.
Abraço,
Milena Flor – Sócia e proprietária Countex Contabilidade