Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

No dia nacional da inovação, o programa Papo Empreendedor recebe participantes da 1ª Jornada de Inovação de Orleans

O programa apresentado por Thayni Librelato trouxe como tema: Como fomentar a inovação nas empresas, gerar ideias e estimular o networking

Por Ligado no Sul20/10/2022 11h00
Foto/ Reprodução

Desde 2010, 19 de outubro é comemorado o dia nacional da Inovação. Ao redor do país, nesta data, universidades e instituições voltadas para esse âmbito desenvolvem palestras e workshops, fomentando a criatividade e o avanço.

O programa Papo Empreendedor, recebeu convidados que participaram da 1ª Jornada de Inovação de Orleans. Ademir Milo Mota da Silva, coordenador da Jornada de Inovação de Gravatal e Orleans, Fernanda Alberton Bianco da Silva, Psicóloga da Cooperativa Regional Auriverde, Henrique Jung Carbaja , da Cresol, Helena Coan, advogada e empreendedora da  Pizolar Materiais de Construção, Carlos Henrique Oenning Cecheto, Engenheiro Civil e sócio proprietário da Atlav Soluções, Gustavo Souza empreendedor e sócio proprietário da Atlav soluções,  Flávia Bianco Weber, Diretora da W.House , spin-off ligada a Weber Cidades e a Weber Empreendimentos.

Com iniciativa da Weber Cidades Inteligentes em parceria com o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Inova Sul e Polo de Inovação de Gravatal,  a Jornada de Inovação que reuniu nos últimos três meses um grupo de nove negócio de diferentes segmentos em Orleans, buscou potencializar, crescer e fortalecer o empreendedorismo na cidade.

De acordo com Flávia Bianco, da Weber Cidades, este modelo de evento aplicado anteriormente no município de Gravatal, com um resultado bastante positivo, despertou a vontade de trazer até Orleans.  “Começamos a pensar como conhecer a cultura e como inovar nessa chegada da Weber Empreendimentos  em Orleans. Numa conversa com o Milo (Coordenador da Jornada de Inovação, achamos muito interessante realizar a 1ª Jornada de Inovação de Orleans”.

Para Helena Coan da Pzolar Materiais de Construção, os encontros foram importantes e trouxeram muito conhecimento. “O encontros trouxeram um olhar inovador, uma mudança. Através deste curso aprendemos que a gente pode inovar fazendo o mesmo que fazemos, só que, fazendo de uma forma diferente”.

Helena disse ainda, que o modelo de inovação aprendido já foi aplicado e colocado em prática em seu negócio.

 Durante a entrevista, Milo, falou sobre o conceito de Inovação trabalhado durante a Jornada.

“Trabalhamos com a inovação aberta, com emulação de todos os processos de qualquer organização, de qualquer tamanho. Quando falamos em inovação em modo geral, logo se pensa nas tecnólogas mais comuns e mais conhecidas. A Jornada está focada em tecnologias sociais, são tecnologias adaptáveis e aplicáveis em qualquer empreendimento”. Milo, que é coordenador da Jornada de Inovação, também exemplificou alguns modelos de inovação existentes.

 A Jornada de inovação trouxe uma visão mais atenta ao que mudar e inovar dentro das empresas.

“A cooperativa já tem um olhar humanizado, tanto com os colaboradores, como também com os associados, mas a jornada de inovação veio a complementar ainda mais o nosso trabalho tanto interno como externo”, destacou Fernanda, psicóloga da Auriverde.

 Para Henrique Carbaja, da Cresol, é importante que a inovação tenha apoio do  cooperativismo, para que todos possam se ajudar e alcançar um objetivo “ Se pensarmos que vamos alcançar uma maneira de inovação sozinho, já adianto que não será muito viável, porque se não tivermos o apoio de outras empresas ligadas a um mesmo objetivo, a gente não vai alcançar”.

Ainda sobre parcerias e cooperativismo, Gustavo, sócio proprietário da Atlav soluções destacou a importância do networking e do aprendizado e conhecimento obtido durante os encontros da Jornada de Inovação.

Quando se fala em inovação, se pensa em um grande investimento, mas a jornada mostra que nem sempre grandes investimentos são necessários. “Inovamos pequenos processos, sempre pensando no que eu vou melhorar para as pessoas, como vou colaborar”, enfatizou Flávia.

 Outros assuntos como transformação digital e a qualidade do trabalho nas empresas também foram abordados durante o Papo Empreendedor. Confira entrevista completa aqui no link do facebook.

 

 

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS