Jovens nascidos em 2008 têm até 30 de junho para se alistar
Procedimento pode ser feito pela internet ou na Junta de Serviço Militar; quem perder o prazo poderá enfrentar restrições previstas em lei
Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026 têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório. O procedimento é destinado aos brasileiros nascidos em 2008 e pode ser feito tanto pela internet quanto presencialmente.
O alistamento online pode ser realizado pelo site do Exército Brasileiro. Já quem preferir o atendimento presencial deve procurar a Junta de Serviço Militar do município. Para realizar o procedimento, é necessário apresentar certidão de nascimento, comprovante de residência ou declaração assinada, além de um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira profissional.
Após o alistamento, os jovens passam pelas etapas de seleção das Forças Armadas, que incluem avaliações e entrevistas. A incorporação ao serviço militar dependerá das necessidades do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
O não cumprimento da obrigação dentro do prazo pode gerar restrições legais, como impedimentos para obter passaporte, ingressar em cargos públicos, participar de concursos e realizar matrícula em instituições públicas de ensino.
A orientação é para que os jovens não deixem o procedimento para os últimos dias, evitando possíveis dificuldades de acesso ao sistema ou filas de atendimento.
