Geração Empreendedora: ACIO atua na formação de jovens lideranças em Orleans
Empresários voluntários compartilham conhecimentos sobre empreendedorismo com estudantes do Ensino Médio.
Despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista junto aos jovens orleanenses. Esta é a missão do programa Geração Empreendedora, realizado pela Associação Empresarial de Orleans (ACIO) por meio de três Núcleos: de Jovens Empreendedores, das Mulheres Empreendedoras e de Inovação.
A iniciativa iniciou na última semana com alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Toneza Cascaes. O projeto será realizado durante este mês de setembro com seis estudantes, contemplando cinco encontros presenciais, com especialistas de diferentes segmentos falando sobre sua área, e finalizando com a construção de uma empresa.
“Iremos trabalhar com eles temas diversificados envolvendo empreendedorismo, tais como inteligência emocional, marketing, oratória, finanças e entre outros”, explica odontopediatra Caíse Campos, membro do Núcleo das Mulheres. Com os aprendizados, os participantes irão estruturar uma empresa.
Ao final, uma ideia de negócio será escolhida em âmbito municipal para ter o trabalho apresentado para uma banca examinadora da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), que irá selecionar as melhores práticas em empreendedorismo desenvolvidas no estado.
O programa é realizado nas escolas por empresários voluntários dispostos a compartilhar seus conhecimentos em prol da formação de uma geração consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico. “O empreendedorismo é uma atividade que contribui de inúmeras formas para o desenvolvimento de um país. Além de gerar mais empregos formais, ajuda a desenvolver novas tecnologias e a criar produtos e serviços de valor para o mercado de consumo”, declara Caíse ao discorrer sobre a importância do projeto.
A cirurgiã-dentista Singela Selinger Bianco, também participante do Geração Empreendedora, ressalta as transformações para a cidade como um todo. “Por meio dele, promovemos a inovação, o desenvolvimento de lideranças e a geração de empregos, além de incentivar o espírito empreendedor. Esse tipo de projeto fortalece a economia local ao formar indivíduos preparados para enfrentar os desafios do mercado e aproveitar as oportunidades. Além disso, estimula o desenvolvimento pessoal e profissional, a autonomia e a mentalidade de crescimento”, afirma.