Estudantes criam projetos de empreendedorismo em programa coordenado pelo Núcleo Jovem
O programa Geração Empreendedora (GE) da Facisc, promovido em Braço do Norte através do Núcleo Jovem da Acivale, chegou em seu terceiro encontro com estudantes do ensino médio nesta semana.
Os participantes avançaram para a etapa de desenvolvimento de projetos de empreendedorismo com a dinâmica de abertura de suas empresas. “Os jovens, agora organizados em grupos, começaram a colocar a mão na massa com a dinâmica de abertura de suas empresas. Foi incrível ver como cada equipe trouxe suas ideias à vida, discutindo o plano de ação, definindo papéis e responsabilidades, e pensando em como transformar suas ideias em empreendimentos reais”, relatam os multiplicadores do Núcleo Jovem responsáveis pela condução do programa.
A energia e a criatividade fluíram enquanto os grupos trabalhavam em suas propostas, desde a criação do conceito até o início da estruturação das operações contando com o apoio dos multiplicadores e nucleados.
“Estamos ansiosos para ver como cada empresa irá evoluir na próxima semana. É emocionante fazer parte dessa jornada empreendedora e poder contribuir para a formação desses jovens”, destacam os multiplicadores.
Geração Empreendedora
O programa é dividido em 5 etapas, em que empresários e jovens se reúnem para trocas de experiências e conhecimentos, sempre com o acompanhamento dos nucleados que participam do programa. Através desta metodologia, se busca fomentar a cultura do empreendedorismo.
O Programa Geração Empreendedora surgiu há 10 anos com o objetivo de despertar e estimular o espírito empreendedor nos estudantes de ensino médio. Utilizando uma metodologia própria, os empresários voluntários são capacitados para atuar em escolas públicas e particulares de Santa Catarina.
Etapas
Os estudantes participam de cinco etapas:
Etapa Play – Encontros iniciais com os empresários nas escolas.
Criação de Projetos – Desenvolvimento de projetos de empreendedorismo.
Banca Local e Estadual – Avaliação dos projetos em nível local e estadual.
Seleção Virtual – Seleção dos melhores projetos.
Dia do Empreendedor e Formaturas – Vivência prática e conclusão do programa.
Mais de 3.700 jovens já passaram pelo programa, com mais de 1.400 horas de trabalho voluntário dedicadas. Na 10ª edição, o Geração Empreendedora será realizado em 65 cidades catarinenses.