Especialistas realizam terceiro encontro para implementar HUB de inovação em Araranguá
Nesta quarta-feira, 07 de junho, no Centro de Inovação Tecnológica, no Bairro Cidade Universitária Araranguá, aconteceu o terceiro encontro de empresários, especialistas e agentes públicos para implantação do HUB de Inovação Costa Serra Mar. A unidade de Araranguá integra oito HUBs de Inovação que serão implantados de Imbituba à Passo de Torres. As estruturas e estratégias serão interconectadas com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento da região Sul e do Estado.
A iniciativa da Weber Cidades Inteligentes tem por objetivo conectar todos os parceiros do ecossistema de inovação, buscando sinergias, debatendo problemas comuns e identificando e potencializando as soluções para as questões, como a formação de mão-de-obra especializada, por exemplo. O encontro desta semana faz parte de uma série de reuniões que a Weber promove para ativar as oito estruturas.
A identificação dos objetivos comuns do setor de inovação e desenvolvimento tecnológico da região, as melhores formas, práticas e estratégias estarão na tônica dos debates. “Sob a perspectiva da Inovação, nós da Weber estamos cumprindo nosso papel, damos base para a inovação, construindo ambientes inovadores, transgeracionais e os colocando a serviço das comunidades em que estamos inseridos”, destaca Fernando Weber, CEO da empresa. Para ele é preciso criar as condições e demonstrar a união de todos. “Esperamos que nossos espaços provoquem a união do ecossistema sul catarinense promovendo o debate, atraindo soluções, talentos e investimento que visem o desenvolvimento social, cultural e econômico de nossa região”, salienta.
Toda a estruturação e os processos para dar sequencia aos projetos dos oito HUBs de Inovação, a Weber conta com a parceria da Valiant Innovation, por meio de sua metodologia “Ecosystems”, que está construindo o projeto, denominado Costa Serra Mar. A rede irá integrar os municípios localizados entre o mar e a montanha, no Sul Catarinense: Araranguá, Passo de Torres, Criciúma, Tubarão, Braço do Norte, Bom Jardim da Serra, Imbituba e Orleans.
“A inovação tem o poder de criar as condições para destravar ideias e oportunidades. Para isso, é necessário unir atores e empreendedores. Nesta fase, temos nos debates e discussões a participação de empresários, pesquisadores, investidores, poder público, sociedade e outras instituições. Neste momento estamos identificando o estágio atual do setor, da economia e passaremos a projetar soluções, novos produtos, serviços e startups”, destaca Jean Vogel, da Valiant Innovation.