Encontro de Enfermeiros das Redes Femininas reúne profissionais nesta sexta-feira em Orleans
Evento promove aprendizado, troca de experiências e valorização da Enfermagem no atendimento à saúde da mulher
Orleans recebe nesta sexta-feira (18) o Encontro de Enfermeiros das Redes Femininas de Santa Catarina. Promovido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans, o evento reúne profissionais da Enfermagem para um dia de capacitação, atualização e troca de experiências.
Com o tema “Fortalecendo o Cuidado, a Humanização e a Inovação na Rede Feminina”, o encontro tem uma programação voltada à prevenção do câncer, à atuação profissional e aos desafios enfrentados por quem trabalha na área da saúde.
As atividades começaram às 8h, com credenciamento e recepção dos participantes. Após a abertura oficial, a programação segue com uma mesa-redonda sobre “Câncer de Colo do Útero e de Mama: Onde Estamos e para Onde Vamos na Prevenção”, prevista para as 9h15.
Entre os assuntos previstos também está a atuação profissional na área da Enfermagem, com o tema “Cuidar com Segurança: Respaldo Jurídico e Autonomia da Enfermagem na Rede Feminina”.
A saúde dos próprios profissionais também será abordada durante o encontro. A programação prevê uma discussão sobre estratégias de enfrentamento ao esgotamento e ao burnout na Enfermagem Oncológica e na Atenção Básica.
No período da tarde, os participantes terão uma oficina prática com imersão em teste molecular DNA-HPV e coleta em meio líquido, pelo Método Fumagalli. O encontro ainda prevê uma atualização sobre a cobertura vacinal contra o HPV, além de perspectivas nacionais e internacionais relacionadas à prevenção.
Participam da programação Ana Paula Silva Volpato, Ana Paula Wernke Salvador, Henrique Alves, Leticia Fumagalli e Thais Brightente Niehues.
O encontro acontece no Centro de Vivências do Museu ao Ar Livre, do Unibave, em Orleans, com encerramento previsto para as 17h30.
A realização é da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Catarina, a Secretaria Municipal de Saúde e o Unibave.


