Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Eleições 2022: confira a ordem de votação no 2º turno

Assim com Santa Catarina, em outros 11 estados, o eleitor precisará votar também em governador.

Por Ligado no Sul27/10/2022 10h23
Foto/Arquivo

O segundo turno das eleições 2022, se aproxima. No domingo, dia 30, cerca de 5,5 milhões de eleitores de Santa Catarina vão às urnas. A exemplo do 1º turno, a votação segue o horário oficial de Brasília: das 8h às 17h.

Em Santa Catarina, os eleitores retornam  às urnas eletrônicas para escolher entre os candidatos ao governo do estado Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL). Já para a presidência da República, os eleitores poderão escolher entre Jair Messias Bolsonaro (PL) e  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) . A disputa entre os partidos de direita (PL) e esquerda (PT), acontecem nos níveis federal e estadual.

Assim como em Santa Catarina, em outros 11 estados, o eleitor votará em dois cargos. Primeiro, a pessoa deverá digitar na urna eletrônica o número do candidato a governador. Depois, digitará o número de quem escolheu para presidente da República.

O voto é obrigatório e todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, precisam comparecer às urnas, o voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

 

Voto em trânsito

Caso o eleitor que tenha feito a solicitação para o voto em trânsito, que encerrou no dia 18 de agosto, esteja viajando para outro estado, poderá votar em uma seção diferente somente para o cargo de presidente da República.

Se tratando de viagens intermunicipais, o voto em trânsito para governador no 2º turno das eleições é possível. Isso porque, as urnas eletrônicas dos municípios do estado estão configuradas para receber os votos dos candidatos a presidente e a governador.

O prazo para a solicitação da votação em trânsito já expirou.  Logo, o eleitor que decidiu viajar de última hora, perderá o direito ao voto, precisando justificar e pagar a multa por ausência.

 

Celular na cabine de votação

Aparelhos celulares não são permitidos na cabine de votação. Celulares e outros equipamentos eletrônicos devem ser desligados e deixados no local indicado pelo mesário antes que o eleitor se dirija à urna eletrônica.

 

Documentos necessários

No dia da votação, é preciso levar apenas um documento de identificação oficial com foto como RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho ou Carteira de Reservista. Ao contrário do que muitos imaginam, a apresentação do título de eleitor não é obrigatória no dia do pleito, desde que o eleitor saiba em que zona e seção eleitoral deve se dirigir para votar.

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS