Defesa Civil monitora pontos de alagamento após chuva intensa em Cocal do Sul
A forte chuva registrada na tarde desta terça-feira (17) provocou pontos de alagamento em diferentes regiões de Cocal do Sul. A Defesa Civil do município atuou durante todo o período, prestando assistência às famílias e monitorando as áreas mais afetadas.
Os bairros com maior registro de ocorrências foram Jardim Elizabeth, Jardim Itália, Linha Vicentina, Área Industrial 1 e parte da região central. Também houve água sobre a pista no Jardim das Palmeiras e na região do Guanabara. Na Rua Criciúma e nas proximidades da Câmara de Vereadores, a água chegou a invadir algumas residências.
Em três casas localizadas na área central, próximas à Casa do Pão, moradores precisaram deixar temporariamente os imóveis. A Defesa Civil organizou a possibilidade de encaminhamento para abrigo, mas as famílias optaram por permanecer em casas de parentes. Situação semelhante ocorreu no Jardim Itália e no Jardim Elizabeth, onde os moradores decidiram permanecer após a água baixar rapidamente.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Luciano Brolesi, o volume de chuva em curto período foi o principal fator para os alagamentos.
“Tivemos vários pontos afetados. A água desceu com muita força das encostas, aumentando rapidamente o volume nos rios e nas ruas. Em um dos locais, a força da água chegou a derrubar um muro para facilitar o escoamento”, explicou.
A administração municipal reforça que os rios do município passaram por limpeza recente, o que contribuiu para dar maior vazão à água e evitar danos ainda maiores.
