Como sua imagem profissional reflete na sua autoconfiança? Por Ana Paula Alves
AUTOCONFIANÇA X IMAGEM PROFISSIONAL
Como sua imagem profissional reflete na sua autoconfiança?
A autoconfiança, de forma geral, é o ato de confiar em si mesmo. Sendo assim, uma pessoa autoconfiante é segura de si, dos seus pensamentos, opiniões e de suas habilidades.
Um profissional autoconfiante não é um profissional sem medo. Um profissional autoconfiante é na verdade uma pessoa que acredita em seu potencial e, apesar do medo, é capaz de transmitir esse sentimento.
Quando refletimos sobre esse assunto, é possível perceber claramente através da imagem transmitida que um profissional não é capaz de confiar em si mesmo, no entanto ela é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Demonstramos nossa autoconfiança ou falta dela em vários aspectos como: através da nossa postura, na forma como falamos, na forma como nos vestimos, através do nosso comportamento e na maneira como lidamos com os desafios do dia a dia.
Com isso, a nossa imagem transmite uma comunicação não verbal para o outro, e cuidar da forma como nos apresentamos através das vestimentas que escolhemos usar são tão quão importantes quanto a habilidade técnica, pois através dela transmitimos autoconfiança e demostra como nos posicionamos no decorrer da nossa vida.
Ao se olhar no espelho e se ver bem alinhado e com um visual adequado, você automaticamente sente-se mais confiante. Se estiver muito desleixado, com roupas apertadas, desconfortáveis, sem harmonia ou que mostrem demais ou chamem muito atenção, isso vai abalar sua postura, e consequentemente, a forma como os outros te veem.
Pessoas que não se preocupam com o que vestem passam a impressão de desleixo, de terem desistido de si ou de levarem uma vida no tanto faz tanto fez. Quando nos sentimos bem com o que escolhemos vestir inconsistentemente causa uma sensação de bem-estar e acaba produzindo um estado de confiança em si mesmo. No entanto, você vai produzir melhor, se sentir mais leve e passará uma imagem mais consistente. Mas claro, tudo isso se você estiver bem resolvido com relação ao seu estilo, em relação a forma como você se vê (autoimagem) e ao que deseja transmitir através da sua imagem. Então, por que não usar a sua imagem como mais uma ferramenta de sucesso profissional? A famosa frase que “cuidar da sua imagem é coisa fútil” é um pensamento controverso para pessoas bem-sucedidas, pois elas sabem que cuidar da imagem é um ato de autocuidado e zelo pela sua profissão.
Minha experiência como consultora de imagem tem mostrado que pessoas mais alinhadas e com boa aparência tem mais sucesso no trabalho. Só que para ter uma boa aparência você vai precisar de um estilo congruente com sua essência, competências e habilidades técnicas, e que comunique ao mundo seus reais objetivos.
Desenvolver um estilo profissional coerente com seus objetivos implica em desenvolver autoconfiança, e ter confiança é uma habilidade mental de pessoas bem-sucedidas. A autoimagem que temos e criamos de nós mesmos afeta diretamente na imagem que estamos passando para os outros. Cuidar da aparência conta e muito no mundo dos negócios, primeiro o cliente compra você depois compra seu produto ou serviço.
Onde você quer chegar, sua imagem reflete nos seus objetivos?
Vista-se de acordo com o cargo ou posição que almeja!
Imagine você de uma maneira rápida e fácil unir suas habilidades intelectuais com a sua forma de se vestir, e comunicar de uma forma estratégica tudo isso para o seu potencial cliente através da sua imagem profissional. Portanto, a consultoria de imagem ajudará você a fazer este tipo de planejamento.
Quer saber mais sobre a consultoria? Vamos conversar!
Envie uma foto desta coluna para meu WhatsApp (48) 996709336 que terá uma surpresa especial para você.
Abraços,
Ana Paula Alves