Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Cometa que se aproxima da Terra será visível a partir de fevereiro no Brasil

Esta será a primeira vez em 50.000 anos que o corpo celeste será visualizado.

Por Ligado no Sul16/01/2023 11h00
Foto/Divulgação NASA

Conhecido como C/2022 E3, o cometa verde atingiu seu periélio – o ponto mais próximo ao Sol – nesta quinta-feira, 12, e a partir de fevereiro poderá  ser visto a olho nu no Brasil, segundo informações divulgadas pela NASA, agência espacial norte-americana.

Esta será a primeira vez em 50.000 anos que o corpo celeste será visualizado. Quando cruzou a órbita da terra pela última vez o planeta ainda era habitado pelos neandertais. Nomeado C/2022 E3 (ZTF), o cometa verde tem uma órbita ao redor do sol que passa pelos confins do sistema solar, e é por isso que ele levou uma longa jornada – e muito tempo – para passar pela Terra novamente, de acordo com a Sociedade Planetária.

Considerado pequeno para os parâmetros astronômicos, o corpo gelado e rochoso tem o diâmetro de um quilometro e foi descoberto em março de 2022 no caminho da órbita de Júpiter pelo programa “Zwicky Transient Facility” (ZTF), que opera o telescópio Samuel-Oschin no Observatório Palomar, na Califórnia (EUA).

Como observar o cometa?

O astro poderá ser visto à noite mesmo a olho nu, desde que o céu esteja claro, não haja poluição luminosa e o brilho da Lua não incomode os olhos, informam os cientistas. “Talvez tenhamos sorte e seja duas vezes mais brilhante do que o esperado”, arrisca Biver.

O melhor período de observação no Brasil será a partir do dia 4 de fevereiro. “Com o passar dos dias, o cometa será visto mais alto no céu e com mais tempo de visibilidade”, informa o Observatório Nacional. Durante este período, ele passará na direção Norte e abaixo da estrela Capela.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • David Machado Santos Filho 21 de janeiro de 2023

      Acredito que C/2022 E3 não seja o nome correto deste cometa, e sim C/2022 F3.
      Não encontrei o C/2022 E3 na base de dados para adicionar no Stellarium, mas o C/2022 F3 sim.
      Podem confirmar, por favor?

      • Graziela Gislon 23 de janeiro de 2023

        Olá, tudo bem? De acordo com Observatório Nacional o nome do cometa é C/2022 E3. No próprio site do Observatório, há informações mais completas. Esperamos ter ajudado!

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS