Ciclone extratropical provoca temporais e ventos fortes em Santa Catarina a partir desta terça-feira

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a formação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria, que começa a se desenvolver entre o sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai nesta terça-feira (19). O sistema deve provocar temporais em diferentes regiões do estado e intensificar os ventos.
De acordo com o meteorologista da Defesa Civil, Caio Guerra de Oliveira, já na terça-feira os ventos que sopram do norte podem atingir rajadas de até 70 km/h em áreas do Oeste, Litoral Sul, Planalto Sul e parte da Grande Florianópolis Serrana. “São ventos que ganham força ao longo do dia, mesmo sem chuva, mantendo o tempo fechado e instável”, explicou. A condição deve se estender até a quarta-feira.
O risco de temporais é maior no Oeste catarinense, sobretudo entre a madrugada e a manhã de quarta-feira. O avanço do ciclone em direção ao oceano pode provocar queda de granizo e rajadas intensas de vento na região.
Nas áreas litorâneas, o cenário é diferente. Entre terça e quarta-feira, os ventos que sopram do oceano para o continente, intensificados pelo ciclone, devem manter o tempo fechado, com chuva frequente e temperaturas mais baixas. Essa condição afeta principalmente a Grande Florianópolis, o Baixo e Médio Vale do Itajaí e o Litoral Norte.
Segundo a Defesa Civil Estadual, a partir de quinta-feira o sistema começa a se afastar da costa e os catarinenses não devem mais sentir seus efeitos diretos. O tempo melhora, com apenas chuva isolada e sem riscos significativos. Porém, já na sexta-feira uma nova frente fria deve se aproximar, trazendo novamente instabilidade, sobretudo nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, como o Planalto Sul, o Litoral Sul e o Oeste catarinense.