Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

CDLs de Santa Catarina se unem em manifesto e cobram respeito à lei

Entidades do setor produtivo, entre elas a CDL de Orleans, assinam documento que pede combate à corrupção, transparência e responsabilização de quem cometer atos contra a Administração Pública

Por Ligado no Sul10/09/2026 10h00
Foto/Divulgação

Mais de 150 entidades de Santa Catarina assinaram um manifesto público que cobra o cumprimento das leis, o combate à corrupção e o fortalecimento das instituições brasileiras. Entre as signatárias está a Câmara de Dirigentes Lojistas de Orleans (CDL).

Divulgado nesta quarta-feira (9), o documento recebeu o título “Hora de passar o Brasil a limpo!” e manifesta preocupação com uma série de episódios recentes que, segundo as entidades, aumentaram a sensação de insegurança, desânimo e descrença da população.

No manifesto, as instituições afirmam que não aceitam mais conviver com suspeitas recorrentes de corrupção, privilégios, decisões e omissões que possam resultar em tratamentos diferentes conforme a posição ou influência dos envolvidos.

Um dos principais questionamentos apresentados é direto: “Afinal, a lei vale ou não para todos?”

As entidades defendem que o princípio de que todos devem estar submetidos à mesma legislação precisa ser respeitado, independentemente de cargo, poder político ou influência.

O documento também destaca o papel dos cidadãos e dos setores produtivos na economia. As entidades afirmam que empresários e trabalhadores cumprem diariamente suas obrigações, pagam tributos, mantêm empregos e geram renda, mesmo diante das dificuldades.

Por isso, cobram que eventuais atos lesivos à Administração Pública sejam investigados e sancionados de maneira técnica, imparcial e proporcional, conforme determina a legislação.

O manifesto também defende prevenção à corrupção, transparência e fortalecimento das instituições, além da responsabilização de corruptos e corruptores.

Outro ponto destacado é a necessidade de recuperar a credibilidade das instituições perante a população.

CDL de Orleans entre as signatárias

A relação de entidades que aderiram ao documento reúne a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, dezenas de CDLs de municípios catarinenses, sindicatos e associações empresariais.

Na região Sul, aparecem entre as signatárias as CDLs de Orleans, Cocal do Sul, Criciúma, Tubarão, Içara, Jaguaruna, Armazém, São Ludgero, Lauro Müller, Urussanga, Morro da Fumaça, Braço do Norte, Laguna, Imbituba, Gravatal, Praia Grande e Forquilhinha, entre outras.

As entidades deixam claro que o manifesto não cita nomes ou grupos específicos. A intenção, segundo o documento, é fazer um alerta e defender o fim da tolerância com a impunidade, além do respeito à democracia e à legalidade.

Ao final, o manifesto reforça: “Vamos passar o Brasil limpo. JÁ!”

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS