Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Brasileiros participam de Seminário sobre Mobilidade Urbana na Alemanha e o programa Papo Empreendedor trouxe o tema em pauta na última semana

Janelise Royer e Giovana Giacomolli que participaram do seminário junto com a apresentadora do programa Papo Empreendedor, Thayni Librelato, falaram sobre a mobilidade urbana na Alemanha.

Por Ligado no Sul26/09/2022 16h46
Foto/Arquivo Pessoal

Com o objetivo de conhecer iniciativas que possam contribuir para a mobilidade urbana, proteção do clima, o uso de energias renováveis para a efetiva transição energética, a segurança de abastecimento e a qualidade na geração de energias, a Facisc realizou em parceria com a divisão Internacional do Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft (bbw) e a Secretaria de Economia do Estado da Baviera/Alemanha um Seminário técnico na Alemanha sobre Mobilidade e Eletro mobilidade na Baviera.

Em entrevista para o Papo Empreendedor sobre o tema as entrevistadas Janelise Royer e Giovana Giacomolli que participaram junto com a apresentadora do programa Papo Empreendedor do seminário, Thayni Librelato falaram sobre a mobilidade urbana na Alemanha.

Janelise Royer Dos Santos é membro do conselho de administração do Expresso São Miguel, sócia da Albano Royer , sócia da  Serra pra Você!, investidora na Quiron Digital, participante ativa do associativismo e Diretora de Integração da FACISC .

Giovana Giacomolli é empresária na Futura Empreendimentos e Participações, participante ativa do associativismo, conselheira da Sicred e Diretora de Transformação Digital da FACISC.

Perguntada sobre a experiência de participar do seminário técnico na Alemanha, Janelise disse que foi incrível, por ver realidades bem diferentes do Brasil. “A cultura alemã já é voltada para a questão de sustentabilidade e mobilidade urbana, diferente aqui do Brasil, onde ainda não temos uma cultura voltada para isso”. Janelise lembrou ainda da diferença topográfica do Brasil em relação ao país europeu. “Lá (Alemanha), as cidades todas são planas, pra você trabalhar de bicicleta ou a pé é tranquilo, mas aqui não”.

Sobre o centro de inovação Cleantech Innovation Park, centro de inovação para grandes, médias e pequenas empresas, universidades, institutos de pesquisa e startups, onde a meta é “Construir o Futuro Juntos”, Giovana destacou a organização, participação e o investimento feito pelo governo. “Isso é importante, essa conexão entre as empresas privadas e o governo. Inovação aliado à questão comunitária”.

Giovana relatou ainda que ficou surpresa com o número de bicicletas no país e com a as ciclovias que somam mais de 70 mil quilômetros. “É tudo muito coordenado, muito planejado”.

Ainda a exemplo do desempenho econômico regional que a Cleantech Innovation Park promove, Janelise, diretora de integração da FACISC, falou dessa possibilidade de cidades próximas se unirem em prol do crescimento da região. “Ainda estamos engatinhando, mas vimos que sim, existem iniciativas de se trabalhar junto. Nós temos no estado, ainda não na qualidade a exemplo da Alemanha, aqui em Santa Catarina, temos 15 centros de inovação onde existem muitos startups”.

Thayni, apresentadora do Papo Empreendedor destacou a experiência emocionante de conhecer a fábrica da BMW em Munique e comparou a um filme de ficção científica, com centenas de robôs trabalhando de forma tão sincronizada.

“É impressionante e indescritível” completou Giovana.

As entrevistadas também falaram sobre a experiência de conhecer a empresa que controla a linha de ônibus de Munique com 180 ônibus elétricos e 500 motoristas que trabalham diariamente e que tem um planejamento estratégico transformador.

Curiosidades sobre o país europeu também foram abordados durante o bate papo, como: falta de ares-condicionados, as inúmeras bicicletas e ciclovias, internet em todos os lugares e cidades super seguras, incentivo ao uso do carro elétrico, disciplina e organização.

“Na Alemanha, eles prezam pela tecnologia, inovação e empreendedorismo, que nos sirva de exemplo, que a gente dissemine isso no Brasil, dentro das nossas empresas e associações”, finalizou Giovana, Diretora de Transformação Digital.

“Eu trouxe muitas coisas positivas, para mim essa viagem foi realmente inesquecível, não somente pelas coisas que encontrei lá, mas pelas pessoas que eu vou levar para a minha vida” encerrou a Diretora de Integração Janelise.

Confira entrevista completa aqui no link do facebook .

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS