AgroPonte 2025: Criciúma se prepara para receber uma das maiores feiras do agronegócio do país
De 13 a 17 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, evento reunirá tecnologia, genética animal e agricultura familiar na 14ª edição.

De 13 a 17 de agosto, o Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma, recebe a 14ª edição da Feira AgroPonte, um dos maiores eventos do agronegócio do Sul do Brasil. A feira é organizada pela NossaCasa Feiras e Eventos e faz parte do calendário oficial das comemorações do centenário de Criciúma.
Em entrevista ao Jornal da Guarujá, a diretora da NossaCasa, Jaqueline Backes, adiantou que os preparativos estão na reta final. “Hoje começam a chegar os primeiros animais da exposição. Temos dois dias para receber todos os animais e concluir os últimos detalhes, como montagem de estandes e decoração. Na quarta-feira, tudo estará pronto para receber o público”, disse.
De desafio a referência nacional
Quando foi anunciada, a AgroPonte enfrentou ceticismo, já que Criciúma não tem o agronegócio como principal atividade econômica. “Muitos acharam loucura fazer um evento agro no centro da cidade, mas entendemos que os municípios ao redor têm o agro como base e Criciúma oferece a melhor estrutura para receber grandes eventos”, destacou Jaqueline.
Hoje, a AgroPonte se consolidou como uma vitrine do agronegócio no Sul de Santa Catarina, atraindo visitantes de todo o estado e do norte gaúcho. Além de apresentar tecnologias e inovações, a feira é referência na pecuária e no melhoramento genético de animais, recebendo produtores interessados em aprimorar a qualidade de seus rebanhos.
Este ano, a feira contará com duas arenas para atividades da pecuária: uma destinada ao julgamento de raças bovinas e eventos com equinos, cuja área foi ampliada e outra para ecoterapia e passeios de pôneis, voltados especialmente para as crianças.
Outra novidade é a primeira participação dos cordeiros de altitude no evento, com um espaço dedicado à apresentação do manejo e da produção de carne ovina. A área da agricultura familiar também foi ampliada, passando a reunir 45 cooperativas.
Com expectativa de receber mais de 80 mil visitantes nos cinco dias, a AgroPonte movimenta diversos setores da economia, especialmente a hotelaria e gastronomia de Criciúma. Pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) durante o evento avaliam o volume de negócios, o perfil dos visitantes e o impacto na cidade.
“Criciúma vem se estruturando para receber grandes eventos. A AgroPonte é o maior deles e beneficia não só os participantes, mas toda a cidade e região”, afirmou Jaqueline.
Ingressos e programação
Mais de 50 mil convites foram distribuídos gratuitamente por expositores. Quem não possui convite pode adquirir o ingresso na entrada do evento ou pelo site. O valor é R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada para estudantes, professores, aposentados e maiores de 60 anos). Crianças de até 12 anos, acompanhadas de um responsável, têm entrada gratuita.
Todas as atividades internas são gratuitas para quem já está no evento.
Programação completa
Quarta-feira – 13/08
Local: Centro de Eventos – Pavilhões e Arena de Julgamentos
- 16h: Abertura dos pavilhões
- 19h: Rendimento de Caldeiras: como o tratamento da água pode reduzir custos e aumentar sua eficiência. Palestrante: Jonathan Vargas Linhares. Local Auditório AgroPonte (2º andar)
- 19h30: Cerimonial de abertura oficial – Arena de Julgamentos
- 22h: Encerramento
Quinta-feira – 14/08
Locais: Auditório AgroPonte (2º andar), Pista do Redondel
- 14h: Abertura dos pavilhões
- 14h15: Rodada de Negócios – Agricultura Familiar – Auditório AgroPonte – 2º andar do Centro de Eventos
- 14h30 às 16h30: Equoterapia – Pista do Redondel
- 19h: Palestra – Tudo sobre o mercado imobiliário rural – Auditório AgroPonte – 2º andar – Palestrante: Nilo Ourique | Realização: CRECI-SC
- 22h: Encerramento
Sexta-feira – 15/08
Locais: Arena de Julgamentos, Auditório AgroPonte (2º andar), Pista do Redondel
- 14h: Abertura dos pavilhões
- 14h às 16h: Julgamento de Bovinos – Nelore – Arena de Julgamentos
- 14h30 às 16h: Equoterapia – Pista do Redondel
- 15h: Palestra AduBio – Eficiência e Inovação em Fertilizantes Orgânicos – Auditório AgroPonte – 2º andar – Palestrante: José Geraldo Brasil
- 16h15 às 19h30: Julgamento de Bovinos – Brahman – Arena de Julgamentos
- 19h: Palestra – Prevenção de Feridas: um toque de cuidado faz a diferença – Auditório AgroPonte – 2º andar – Palestrante: Enfermeira Neia Belmiro
- 19h40: Apresentação de Raças Equinas – Arena de Julgamentos
- 22h: Encerramento
Sábado – 16/08
Locais: Arena de Julgamentos, Auditório AgroPonte (2º andar), Pista do Redondel
- 10h: Abertura dos pavilhões
- 13h45: Aula Técnica – Avaliação de Raças Bovinas – Arena de Julgamentos
- 14h às 16h: Equoterapia – Pista do Redondel
- 14h30: Palestra – A Produção Orgânica no Território Sul Catarinense – Auditório AgroPonte – 2º andar – Palestrantes: Reinaldo Guilherme de Souza e Patrícia dos Santos Alves
- 16h: Palestra – Morro Grande e o território do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul – Auditório AgroPonte – 2º andar – Palestrante: Prof. Me. Mikael Miziescki
- 16h às 18h: Apresentações Equinas – Arena de Julgamentos
- 18h: Evolução das Raças Equinas – Arena de Julgamentos
- 19h: Palestra – Uso de Esteiras Transportadoras e Redutores de Velocidade na Indústria – Auditório AgroPonte – 2º andar – Palestrante: Ederson Chibiaqui
- 22h: Encerramento
Domingo – 17/08
Local: Arena de Julgamentos
- 10h: Abertura dos pavilhões
- 14h às 16h: Apresentações Equinas
- 14h30: Evolução das Raças Equinas
- 18h: Encerramento geral da feira
Todas as atividades paralelas são gratuitas para os visitantes da feira.
Confira entrevista completa