Agora que São Elas: Entrevista com Maiara Dal Ponte
Aos 38 anos, enfermeira e atuando em seu primeiro mandato como vereadora de Orleans, Maiara Dal Ponte foi eleita uma das mulheres mais influentes do município em 2023, no evento realizado pela Rádio Guarujá e o Portal Ligado no Sul.
Além de sua atuação na área da saúde, Maiara também foi presidente da APP das Escola José Antunes Mattos e da Creche Archangelo Campos de Pindotiba. Com pós-graduação em Saúde da Família na Unisul de Tubarão, foi coordenadora do SAMU de Orleans. Durante a pandemia, Maiara atuou no Centro de Triagem do Covid e na campanha de Vacinação contra o Covid.
Sempre muito atuante em seu trabalho e na comunidade, Maiara enxergou na vereança a oportunidade de poder trabalhar em prol do bem-estar de toda a população orleanense.
Líder do governo na Câmara de Vereadores, seu lema principal é oferecer o que há de melhor quando o quesito é saúde para a população.
Atuando ainda como enfermeira, a vereadora participa ativamente do dia a dia do setor da saúde e sabe como ninguém quais são os anseios da população. “Vejo que eu tive esse privilégio de ser vereadora devido a minha função como enfermeira, de tratar bem as pessoas, de querer ajudar. Eu sei que eles vão nos procurar no seu pior momento, no momento da dor. Um dos meus objetivos desde que eu comecei a trabalhar foi tentar dizer o sim, tentar buscar o sim, porque o não eles já têm. Muitas vezes eles chegavam até mim e diziam: não tem isso, não pode isso. E eu respondia: tem sim, pode sim.. Às vezes as pessoas dificultam muitas coisas e para o paciente é tão difícil aquilo e a gente pode facilitar para eles. Então eu acho que, da forma com que eu segui o meu processo de trabalho com empatia, as pessoas tentaram me agradecer de alguma forma, votando em mim e me elegendo como vereadora para que, neste momento vereando, eu também faça a minha função de empatia, de me colocar no lugar do próximo, mas não só para a minha comunidade, e sim para o município todo”, destaca.
Ainda durante a entrevista dada ao Jornal da Guarujá, na manhã desta sexta-feira, 28, Maiara fala sobre as dificuldades nos dois primeiros anos de mandato “No primeiro e no segundo ano é muito frustrante, porque tu não consegue fazer tudo o que queria, tem coisas que dão certo e outras que não. Daí eu digo: Meu Deus, mas o meu projeto era fazer isso, isso, isso, e eu não estou conseguindo, é muito frustrante. Agora, busco sempre o Executivo para conversar sobre as prioridades. A gente sabe que existe burocracias também e que não é por má vontade, mas tentamos buscar sempre o melhor pra o município.”
Perguntada sobre o seu futuro político, Maiara diz que vai fazer uma análise do seu mandato para depois decidir o que fazer, mas descarta a possibilidade de se candidatar ao Executivo.
“Prezo muito a qualidade, então vou ver com a população, se eles acharem que devo continuar, eu vou continuar”, finaliza.
Confira entrevista completa