2023 inicia com momento histórico: Lula assume oficialmente a Presidência, em cerimônia no Congresso
Presidente manteve tradição e desfilou em veículo aberto, mesmo com receio sobre segurança
Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a Presidência da República para um terceiro mandato em sessão solene no Congresso Nacional na tarde deste domingo, dia 01.
Com a recusa de Jair Bolsonaro em entregar a faixa para seu sucessor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu do “povo brasileiro”, simbolizado nas figuras de uma criança, de um indígena, de um negro, de uma mulher, de um operário e de uma pessoa com deficiência.
Acompanharam Lula na subida da rampa e na passagem da faixa o cacique Raoni Metuktire, o jovem Francisco, 10, a catadora Aline Sousa, o metalúrgico Weslley Rodrigues, o professor Murilo de Quadros Jesus, a cozinheira Jucimara Fausto dos Santos, o militante Flávio Pereira e Ivan Baron, jovem que teve uma paralisia cerebral causada por uma meningite na infância.
A primeira fala de Lula como presidente empossado foi marcada por críticas contra Bolsonaro. Devastação, desmonte e destruição foram algumas das palavras usadas pelo petista para se referir à gestão anterior.