Jogos abertos de Santa Catarina é cancelado por conta das chuvas
Decisão foi tomada em conjunto com a Fesporte, prefeitura de Rio do Sul e governo do estado
O Presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Paulão, e o Prefeito Municipal de Rio do Sul, José Eduardo Thomé, anunciaram o cancelamento da 62ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). O evento estava previsto para ocorrer de 29 de novembro a 9 de dezembro na cidade de Rio do Sul.
A decisão de cancelamento foi tomada em virtude dos estragos resultante das fortes chuvas que assolaram o Vale e Alto Vale do Itajaí, impactando significativamente Rio do Sul, um dos municípios mais afetados em Santa Catarina e que seria a sede dos Jogos.
Em Nota Oficial conjunta, as autoridades destacaram diversos fatores que fundamentaram a decisão. Entre eles, a existência real de riscos à saúde e integridade física de todos os envolvidos nas competições, devido às condições climáticas adversas.
Além disso, foram considerados os alertas emitidos diariamente pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, que apontam para a possível persistência de condições climáticas adversas. Documentos oficiais do Município de Rio do Sul também confirmaram a inviabilidade de realizar a edição do JASC este ano.
A decisão foi alinhada com o Governo do Estado de Santa Catarina, a Defesa Civil estadual e o próprio Município de Rio do Sul. O cenário de calamidade pública que se instalou na região, somado à dificuldade de locomoção pelo estado devido à malha viária comprometida, foi determinante na conclusão de que a realização do evento seria impraticável.
Ainda em nota, a Fesporte e a Prefeitura de Rio do Sul expressam compreensão pelos inconvenientes causados por essa medida, mas reiteram seu compromisso com a preservação da segurança e integridade da comunidade esportiva e da população em geral.