Desafio Rota da Baleia 80k tem novo campeão e recordista
Felipe Costa e Juliana Stolarski triunfam na prova que oferece paisagens de tirar o fôlego

Nesse final de semana, a ultra maratona mais encantadora do Brasil conheceu seus campeões. O Desafio Rota da Baleia Trail Run 80K, é uma das provas mais charmosas do circuito das ultras, e por um motivo muito especial: durante o percurso, os atletas têm o privilégio de avistar as majestosas baleias francas.
Atletas de vários estados do Brasil, incluindo Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, e do Uruguai, participaram desta edição emocionante.
O tubaronense Felipe Costa, que já havia conquistado a prova em 2021, voltou ao pódio como o novo campeão do Desafio. Felipe concluiu a desafiadora jornada com um impressionante tempo de 7 horas e 5 minutos, superando o recorde anterior da prova que pertencia a Claudinei Vieira, que, na primeira edição, completou o trajeto em 7 horas e 40 minutos.
No feminino, Juliana Stolarski reafirmou sua supremacia, vencendo a prova pelo terceiro ano consecutivo. Juliana cruzou a linha de chegada do Desafio com o tempo de 9 horas e 10 minutos.
A largada da prova ocorreu, mais uma vez, nos Molhes da Barra em Laguna, e a chegada concentrou-se na Praia Central de Garopaba. O percurso da competição mais uma vez percorreu a deslumbrante costa, passando por praias, trilhas, estradas de terra, costões e pela região conhecida como berçário das baleias francas.
Uma novidade deste ano foi a inclusão do percurso de 40K, que teve sua largada em Imbituba. Na categoria masculina dos 40K, o primeiro colocado foi Sidney Espíndola, que completou a prova em 3 horas e 46 minutos. No feminino, Danielle Rieck conquistou a vitória nos 40K, com um tempo de 4 horas e 49 minutos.
A Rota da Baleia é um desafio de trail running de 80km, podendo ser enfrentado individualmente, em duplas, quartetos e até octetos, oferecendo desafios para corredores de todos os níveis de habilidade.
A prova é organizada pela ON Sports em parceria com a Three Race Sports e conta com o apoio das Prefeituras de Laguna, Imbituba e Garopaba, por meio de suas secretarias de turismo.
- Foto/Divulgação