Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Entrevista com Jovani Castelan: UniSatc e o Programa Universidade Gratuita

Por Ligado no Sul06/02/2024 10h30
Foto/Reprodução

O Jornal da Guarujá conversou nesta terça-feira, 6, com Jovani Castelan, Pró-Reitor de Ensino e Extensão do UniSatc. A Universidade integra o Programa Universidade Gratuita do governo estadual.

Castelan deu detalhes do programa, que vem sendo implementado nas universidades em Santa Catarina, uma iniciativa pioneira no Brasil. Castelan destacou a relevância do espaço concedido para esclarecer dúvidas, visando beneficiar principalmente os alunos da rede pública de ensino, muitos dos quais nunca imaginaram ter a oportunidade de cursar uma faculdade devido às questões financeiras.

“Estamos recebendo alunos, principalmente os pais, que buscam informações mais detalhadas sobre o programa. Estamos fazendo o possível para atender a todos, sem beneficiar ou prejudicar ninguém”, afirmou Castelan.

Uma das principais dúvidas dos alunos e pais diz respeito aos documentos necessários para participar do programa. Além da documentação básica como carteira de identidade, são exigidos comprovantes de renda, imposto de renda, situação de emprego e despesas com habitação e educação.

O UniSatc se preparou para receber os alunos que pretendem concorrer à universidade gratuita, permitindo o upload antecipado de documentos. O edital do programa está previsto para ser lançado ainda em fevereiro, e os alunos já matriculados poderão realizar o cadastro no sistema do governo.

Os critérios básicos para participação incluem ser catarinense ou residir no estado há pelo menos cinco anos e ter uma renda familiar bruta per capita que não ultrapasse quatro salários mínimos.

Dos doze cursos oferecidos pela centro universitário, onze oferecem vagas através do programa, com exceção do curso de Engenharia de Software, que aguarda autorização para ser incluído. Castelan enfatizou que não há diferença na qualidade do ensino entre os alunos pagantes e os participantes do programa gratuito.

“A cada quatro alunos bancados pelo governo, a instituição de ensino também deve bancar um aluno. Nós prezamos pela qualidade do ensino e buscamos garantir a permanência dos alunos no programa através do desempenho acadêmico”, explicou Castelan.

O Pró-Reitor afirma que a universidade está preparada para enfrentar os desafios que surgem com a implementação do programa de universidade gratuita, garantindo uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de sua condição financeira. Os interessados podem obter mais informações e esclarecer dúvidas através do portal do UniSatc, do telefone 48 3431-7500 ou do instagram da instituição. As inscrições para o programa devem ser abertas após o Carnaval, e os alunos já matriculados estão aptos a participar.

Confira entrevista completa

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS