Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Enem 2023: Tudo o que você precisa saber para o primeiro dia de provas

Por Ligado no Sul05/11/2023 09h00
Foto/Reprodução Internet

Neste domingo, dia 5 de novembro, milhões de estudantes em todo o Brasil participarão do primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023. Este exame é um dos mais importantes meios de ingresso no ensino superior no país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bem como é utilizado para acessar o Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, as notas do Enem são consideradas nos processos seletivos de instituições de ensino públicas e privadas em todo o Brasil.

Os participantes do Enem devem estar atentos às exigências e aos horários para garantir que possam realizar as provas sem contratempos e focar exclusivamente nas questões. Neste primeiro dia, os estudantes enfrentarão a prova de Redação, que requer a redação de um texto dissertativo-argumentativo com até 30 linhas sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Além disso, responderão a 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira — Inglês ou Espanhol —, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), bem como outras 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Abertura dos portões

Os portões de entrada serão abertos às 12h e fechados às 13h, com o início da prova programado para as 13h30 no horário de Brasília. No primeiro domingo, as provas se estenderão até as 19h, com exceções para participantes que necessitem de tempo adicional, que terão até as 20h, e para aqueles que realizarão a videoprova em libras, cujo horário limite será às 21h.

Importante ressaltar que somente as redações transcritas na folha de redação e as respostas efetivamente marcadas no cartão-resposta serão corrigidas, sem emendas ou rasuras.

Neste ano, serão aceitos documentos originais com foto, incluindo documentos digitais como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital, desde que apresentados nos aplicativos oficiais correspondentes. Capturas de tela não serão aceitas. Além disso, documentos impressos válidos incluem cédulas de identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal, bem como identidades emitidas pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados, entre outros.

Para o dia da prova, os participantes deverão levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, um documento de identificação válido (físico ou digital), o cartão de confirmação de inscrição e, se necessário, uma declaração de comparação impressa para fundamenta sua presença no exame.

Proibido

Alguns itens são proibidos e a presença de qualquer um deles fora do envelope porta-objetos fornecidos pela aplicação na sala de provas resultará na eliminação do participante. Os itens proibidos incluem óculos escuros, artigos de capela (como bonés, chapéus, viseiras, gorros), canetas de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos e anotações, protetor auricular, relógios de qualquer tipo, dispositivos eletrônicos (como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas), fones de ouvido, bebidas alcoólicas, drogas ilícitas, cigarros e outros derivados do tabaco, bem como quaisquer outros materiais que não sejam relevantes para a realização da prova.

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS