Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Ressecção Endoscópica da Próstata – Método antigo e eficaz. Por Dr Rafael De Conti

Por Rafael De Conti02/10/2025 15h00
Imagem/IA

Nas edições anteriores expliquei as diferentes tecnologias disponíveis para tratamento da hiperplasia prostática benigna (HBP). Falei do Rezum, do Hollep, do Green Laser.

Hoje, para melhor entendimento, explico a cirugia mais tradicional realizada pela uretra, para tratamento da HBP – a Ressecção Trans-uretral da Próstata – conhecida pelos urologistas  e profissionais da saúde como RTU.

Em uma análise da história, a RTU é relizada há muitas décadas, vejam dados da história desta cirurgia nos arquivos dos livros médicos!

  1. A ressecção transuretral da próstata (RTU-P) foi introduzida em sua forma moderna em 1943!
  2. Entre 1948-1958, Max Hösel realizou aproximadamente 13.850 ressecções prostáticas com peso médio do adenoma de 30g e mortalidade <1%!

No congresso da American Urological Association (AUA) deste ano, congresso anual realizado todo ano em no mês e maio dos Estados Unidos, ente ano evento grande realizado na cidade de Las Vegas – Nevada, foi apresentado por um urologista americano que aproximadamente 45% das cirurgias de HBP nos E.U.A ainda são realizadas por este método, método seguro e ainda muito efetivo! No Brasil não é diferente. E isto, mesmo com todos os métodos inovadores e tecnológicos já explicados nas edições anteriores aqui neste site. Lembrando que os E.U.A são líderes em tecnologia e inovação, mas métodos novos sempre elevam o custo da medicina. Em resumo, na ausência de recursos para tecnologias inovadoras, a RTU é um excelente método para tratamento cirúrgico da HBP! Se este foi o método escolhido por você e pelo seu Urologista para tratamento cirúrgico da próstata, fique tranquilo, você está seguro! Ela foi por muitas décadas  o método de escolha para cirurgias de próstatas menores, geralmente abaixo de 80 gramas.

Imagem/IA

Temos aqui então, a apresentação de todas as tecnologias disponíveis para tratamento cirúrgico da próstata pela uretra, sem necessidade de incisão no abdome. Lembrando que para casos de próstata muito grande, temos ainda a opção da cirurgia aberta ou da prostatectomia videolaroscópica ou assistida por robô.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS