Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Respire fundo e aproveite melhor o seu tempo. Por Carina Mengue

Por Carina Mengue28/09/2022 09h39

Olá, leitor!

Estava ansiosa para escrever para você. Estamos na última semana de setembro, sábado já é um novo mês e, diga-se de passagem, entramos na reta final para terminar mais um ano. E, depois que ficamos adultos, a sensação que temos é que o tempo voa e não conseguimos acompanhar e nem desfrutar de tudo que gostaríamos. E sim, quando ficamos adultos assumimos compromissos profissionais que tomam a maior parte do nosso tempo e se não soubermos administrar e priorizar, somos esmagados por essa rotina e só nos damos conta do tempo quando passamos em frente as vitrines das lojas e já tem decoração de natal e é aquele susto, não é mesmo?

Porque isso acontece? Porque nosso cérebro tem uma função que chamamos de princípio de economia. Como a principal função do nosso cérebro é a sobrevivência, tudo que ele puder economizar de energia, ele faz, e com isso, criamos os hábitos que acabamos repetindo automaticamente, sem ter a tomada de consciência. E vivendo nesse piloto automático, não percebemos a passagem do tempo. Você já assistiu aquele filme “Click”? é semelhante a isso. Quando nos damos conta, ou seja, tomamos consciência, já é final de mês, final de ano, o filho já está entrando na faculdade e logo chega as bodas de prata.

Sim, o tempo está passando e não temos controle sobre ele. Todos temos 24 horas por dia, sete dias na semana e doze meses por ano.

A questão agora é como aproveitar melhor esse tempo, ele vai passar de qualquer jeito, mas como ter a sensação de que aproveitei? Então, era por isso que estava ansiosa para escrever para você. Quero logo lhe dar essas dicas para você começar a ter mais consciência do seu tempo a partir desse momento.

Você já ouviu ou leu a palavra mindfulness? Ela significa atenção plena, é estar no aqui e agora que inclui a percepção de sentimentos, sensações e do ambiente. Isso significa sair do modo automático e estar consciente do que está vivendo no momento. Vou dar um exemplo simples e comum. Você lembra do que almoçou ontem? Se sim, que ótimo. Caso a resposta seja negativa, significa que você almoçou sim, porém sua mente estava presa a outros pensamentos e não prestando atenção nos alimentos que continha em seu prato. Logo, você almoçou no seu modo automático. Fizemos quase tudo da nossa rotina assim, como por exemplo tomar banho, fazer as refeições, o trajeto até o trabalho, e isso também se estende ao modo como reagimos, pensamos e sentimentos sobre os acontecimentos a nossa volta.

Para termos a sensação de aproveitar melhor o nosso tempo, uma das coisas a fazer é estar no presente, estar com a atenção plena no que estamos fazendo e vivendo no momento. Comece prestando atenção e se concentrando em sua respiração. Na correria do dia-a-dia e preocupações, nossa respiração tende a ficar mais acelerada, nos deixando em estado de alerta e com tensão. Quando respiramos profundamente e devagar, desaceleramos, nosso corpo relaxa e essa tranquilidade que nos invade no momento faz com que tomamos consciência do presente. Uma dica é você colocar lembretes em seu celular para despertar em horários alternados do seu dia, lembrando-o de pausar e respirar.

Ao estar intencionalmente atento no aqui e agora, atento no que está acontecendo, você estará consciente do seu tempo e das memórias que está construindo, podendo inclusive lidar de maneira mais criativa com as situações cotidianas.

Outro ponto que quero destacar, antes de me despedir da coluna dessa semana, é que quando trabalhamos com o fator tempo, temos que saber priorizar. Sim, não podemos abraçar o mundo, aceitar todos os convites, ir em todos os lugares. Priorizar os momentos e as situações que vão de encontro com os seus valores, com o que é importante para você nesse momento da sua vida é que fará diferença no seu tempo. Saiba filtrar e dar prioridade, e isso só você pode fazer, pois é muito particular.

Só posso desejar um bom proveito do seu tempo!

Até semana que vem.

Um afetuoso abraço.

Carina Mengue.

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS