O impacto da comunicação na cultura organizacional. Por Vanessa Perin
O impacto de uma comunicação vai muito além de simples trocas de informações, ela influencia na forma como os colaboradores interagem, como se relacionam e como percebem o ambiente de trabalho.
Uma comunicação assertiva dentro de uma organização promove transparência, confiança e engajamento entre toda a equipe.
Quando as informações fluem, os funcionários se sentem mais conectados com os objetivos, valores e propósitos da empresa. Isso fortalece o senso de pertencimento e a identificação com a cultura da empresa.
Além disso, uma comunicação clara e objetiva evita mal-entendidos e contribui para um ambiente de trabalho mais leve.
A capacidade de expressar ideias e dar retornos/devolutivas de forma respeitosa cria um clima favorável tanto à colaboração quanto à inovação, pois todos são ouvidos e, novamente, sentem-se mais pertencentes.
Líderes que sabem se expressar têm maior habilidade para inspirar e motivar suas equipes, fazendo com que os colaboradores alcancem mais facilmente os objetivos da empresa.
Ademais, a cultura organizacional influencia na forma como uma organização se apresenta ao mercado, como trata os clientes, parceiros e a comunidade em geral, reflete a sua identidade e valores internos, refletindo diretamente na percepção externa da marca.
Investir em treinamentos empresariais voltados à comunicação é uma boa pedida para iniciar o ano conquistando e fidelizando mais clientes.