Notícias de Laguna. Por Denise Silva
Novo foco de dengue
O Programa de Combate à Dengue em Laguna alertou para um novo foco do mosquito Aedes Aegypti na região. Com esse último registro, já são sete focos identificados, sendo quatro no Bairro Progresso e agora três na Cabeçuda. Após a detecção do mosquito, a equipe responsável substitui a armadilha no local e realiza inspeções nos imóveis num raio de 300 metros da área afetada.
A coordenadora do programa, Matiê Rossini, ressaltou a importância da vigilância regular, com inspeções semanais nas armadilhas e visitas quinzenais em pontos estratégicos da cidade. Além disso, destacou a necessidade de conscientizar os moradores sobre a importância de receberem os agentes de endemias, especialmente nas áreas afetadas pelos focos. Após dois meses dos primeiros registros, será realizada uma nova inspeção nessas áreas para garantir o controle da proliferação do mosquito.
Simplificação do Licenciamento Ambiental: FLAMA lança guia para sarilhos e trapiches
A Diretoria de Licenciamento Ambiental (DLA) da FLAMA lançou um material informativo direcionado aos proprietários e operadores de sarilhos e trapiches de madeira com até 40 m², visando simplificar o processo de licenciamento ambiental.
O objetivo é facilitar a obtenção da Autorização de Uso de Área (AuA) e regularizar mais projetos, contribuindo para a conservação dos ambientes aquáticos e a legalidade das operações.
O material detalha a documentação necessária, incluindo requerimento, identificação, descrição da atividade, imagens de satélite, fotografias, coordenadas geográficas, comprovantes de taxas e procuração, além de oferecer orientações sobre obtenção de imagens de satélite e preenchimento correto dos formulários. Também fornece links para suporte adicional, como o site da Secretaria de Patrimônio da União, facilitando o acesso a informações e recursos para a regularização.
Prefeitura de Laguna entrega novos veículos para APAE e CREAS
Na última quinta-feira, 15, o prefeito Samir Ahmad entregou oficialmente dois novos carros. Um dos veículos foi destinado à APAE, facilitando o transporte dos alunos atendidos pela instituição. Já o segundo carro foi entregue ao CREAS, possibilitando maior agilidade nas visitas domiciliares e acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade.
Os veículos foram adquiridos através de emendas parlamentares.