Notícias de Criciúma. Por Janine Limas
Criciúma dispensa obrigatoriedade da vacina contra Covid-19 para matrícula e rematrícula escolar
No fim da tarde desta quinta-feira (1), o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e o secretário-geral da prefeitura, Arleu da Silveira, assinaram o decreto n° 262/24, que dispensa a necessidade da vacina como pré-requisito para matrícula e rematrícula escolar.
A partir desta data, em Criciúma, não é necessário comprovar a aplicação da vacina contra a Covid-19 para efetuar matrículas e rematrículas em escolas públicas e privadas. Importante lembrar que a caderneta de vacinação continuará sendo exigida, assim como o comprovante das demais vacinas obrigatórias.
Desde 1º de janeiro o Ministério da Saúde incluiu o imunizante contra a doença no Calendário Nacional de Vacinação, para crianças de seis meses a quatro anos e 11 meses. Os pais que desejam vacinar os filhos contra a Covid, encontram as doses disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde.
Mutirão de Castração no fim de semana
Com o intuito de reduzir a quantidade de animais em situação de rua em Criciúma, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), realizará mais um mutirão do projeto “Castração é a Solução”. A iniciativa ocorre neste sábado (3) e domingo (4), das 8h às 14h, no Centro de Convivência do Loteamento Vida Nova, no bairro Ana Maria.
O programa recebeu investimento de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá. Com o programa, a meta é realizar 6 mil castrações por ano em Criciúma.
Saúde em Cores: Fevereiro Laranja é o mês de prevenção às doenças respiratórias
O segundo mês do ano é dedicado à campanha “Fevereiro Laranja”, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção às doenças respiratórias. Desta forma, durante este mês, o Mirante Realdo Santos Guglielmi, em Criciúma, estará iluminado com a cor laranja durante as noites, conforme o cronograma do Programa Saúde em Cores, lançado pela prefeitura.
No decorrer deste mês, em 50 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Criciúma, serão realizadas ações educativas em saúde, como distribuição de materiais informativos, palestras educativas em escolas, Clubes de Mães e Grupos de Idosos, entre outras, para orientar os moradores e ressaltar a importância da prevenção às doenças respiratórias: gripe, sarampo, meningite, tuberculose, etc.