Notícias da Amesc. Por Rafaela Costa

Geoparque
Os avaliadores para a revalidação da chancela do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, a coordenadora Executiva da AGA (Associação Geoparque Arouca, de Portugal) Daniela Rocha e o doutor da Universidade de Bucareste – Hateg Country Unesco Global Geopark, da Romênia, Cristian Ciobanu, visitaram na tarde de quarta-feira (18) o Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande. O curador-responsável do Centro Cultural Pedro Dal Toé, da Prefeitura Municipal de Morro Grande, professor Me. Mikael Miziescki recebeu o grupo, juntamente da equipe técnica do Geoparque da UNESCO Caminhos do Cânions do Sul, prefeito de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo e vice-prefeita, Tatiani Scarpati Fenali. O primeiro ambiente trouxe a apresentação do espaço, explicação geológica, megafauna, repartições do museu, exposições e trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos. Após conhecerem mais sobre o local, os avaliadores comentaram que é visível a paixão e dedicação colocada. Os ambientes foram mostrados aos presentes envolvendo arqueologia, peças antigas, exposições, dentre outras artes. Após a visita técnica o grupo seguiu agenda até a cidade de Jacinto Machado
Participação na Fispal Food e Sorvetes
Na última semana as empresas Merial Consultoria e La Fattoria, especializada na produção de doce de leite artesanal, participaram da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2025, a maior feira do segmento alimentício do Brasil. As duas empresas foram em uma caravana promovida pelo Sebrae-SC em parceria com a Abrasel-SC. O objetivo foi visitar os estandes dos expositores do ramo, onde apresentam as últimas novidades para indústrias e cozinhas. Ainda no cronograma de atividades da Fispal, a caravana participou de visitas técnicas como: Inside the Star, na indústria da Heineken e em restaurantes Michelin em São Paulo, como o Bar da Dona Onça e Paparoto Cucina. A Fispal Food Service é o maior evento de alimentos e bebidas da América do Sul, diversos empresários do setor se reúnem em busca de soluções, conexão e negócios construindo diversas oportunidades.
Rogério Dagostin na Alesc com a Preservare
Na quarta-feira (4), o presidente da Câmara de Vereadores de Turvo, Rogério Dagostin, acompanhado da CEO da Preservare, Andréia Arcaro Tonetto, além de apoiadores, estiveram reunidos com o Deputado Zé Milton, onde levaram duas pautas fundamentais para o desenvolvimento sustentável do Extremo Sul Catarinense. Uma delas, foi a solicitação de captação de recursos para viabilizar o estudo de diagnóstico ambiental da Lagoa de Sombrio. Como suplente de Rogério Dagostin no Comitê da Bacia Hidrográfica, Andréia atua de forma ativa e técnica na busca por soluções para a recuperação da lagoa. A segunda pauta tratou da regularização e flexibilização de barramentos e represamentos de água por agricultores e associações que dependem da irrigação para o cultivo de arroz. A proposta é levar essa discussão ao CONSEMA, buscando a revisão ou criação de uma norma alinhada à realidade da atividade agrícola, arroz irrigado no Extremo Sul de Santa Catarina, promovendo segurança jurídica e sustentabilidade hídrica para o setor. É fundamental a união da técnica, política e ações, para tornar viáveis soluções que respeitem o meio ambiente e fortaleçam a economia regional.
Passarela
A Prefeitura de Passo de Torres está finalizando a construção da passarela na Praia dos Molhes, um novo espaço de lazer e contemplação com cerca de 300 metros de extensão. O local foi projetado para garantir acessibilidade, bem-estar e uma vista privilegiada do encontro entre o Rio Mampituba e o mar.Construída em madeira, a passarela foi pensada para harmonizar com a paisagem natural da orla. O projeto inclui rampas de acessibilidade, mirantes e integração com o ambiente, oferecendo uma experiência agradável tanto para moradores quanto para visitantes. Idealizada para valorizar a orla e criar um novo ponto de convivência, a estrutura pretende atrair mais turistas, estimular a economia local e proporcionar momentos de lazer junto à natureza.
Homenagem na Câmara de Santa Rosa do Sul
Por iniciativa do vereador de Santa Rosa do Sul, Ivo Damiani, a Câmara Municipal de Santa Rosa do Sul, prestou homenagem à senhora Elaine Rosoni, extensionista da EPAGRI, que completa 11 anos de atuação dedicada no nosso município. Durante mais de uma década, Elaine construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento rural, pela valorização da agricultura familiar e pelo cuidado com as pessoas que vivem e trabalham no campo. Sua atuação técnica e humana fez dela muito mais do que uma extensionista: A fez uma parceira, uma orientadora e, acima de tudo, uma amiga da comunidade rural. Com sabedoria, escuta atenta e muito respeito pela cultura e pelos saberes do povo do campo, Elaine contribuiu para transformar realidades, incentivar práticas sustentáveis, promover a segurança alimentar e fortalecer o vínculo entre o conhecimento técnico e o saber popular. Elaine nasceu no dia 20 de dezembro de 1973, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Formou-se em agronomia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1999. Em 2002 ingresso na Epagri através de concurso público e logo começou a trabalhar no Meio-oeste catarinense, na regional de Concórdia e Joaçaba, permanecendo por 11 anos. Em 20214 solicitou transferência para a regional de Araranguá, por ser mais próxima de Porto Alegre, onde sua família ainda reside. Assumiu o escritório de Santa Rosa do Sul em fevereiro daquele mesmo ano, onde atuou por 11 anos. Trabalhou incansavelmente pela agricultura local, com destaque para a pecuária e a fruticultura, principais atividades do município. Sempre trabalhou em parceria com entidades municipais e construiu laços com as famílias rurais. Em 2025 solicitou transferência para o escritório de Balneário Gaivota, onde permanece atualmente.
Parceria com o Cras
O CRAS de Araranguá recebeu na sexta-feira (13), uma nova visita da equipe técnica da Cooperativa Cresol do município. Estiveram presentes o diretor, Valderli Cesconeto, acompanhado de seus técnicos, que fizeram a entrega de insumos e equipamentos para dar início ao projeto de revitalização da horta do CRAS. Parcerias como essa contribuem significativamente para o desenvolvimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), especialmente na oficina de Horta & Jardinagem. Essa atividade complementar contribui com cerca de 60 crianças e adolescentes inscritos no serviço de proteção social, promovendo aprendizado, integração e bem-estar.