Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Google Chrome Opera Mozilla Firefox Microsoft Edge
Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Entrevista com Mario Marçal Jr.: Quarteto Nume se apresenta em Orleans com concerto de Natal neste sábado

Por Ligado no Sul19/12/2024 09h30
Foto/Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 19, o Jornal da Guarujá conversou com Mario Marçal Jr., violinista do Quarteto Nume, que se apresenta neste sábado, 21, na Igreja Matriz de Orleans. A apresentação faz parte de uma turnê gratuita pela região, levando música clássica e natalina ao público catarinense.

Formado por dois violinistas, uma violista e um violoncelista, o Quarteto Nume foi criado em 2018 com o objetivo de proporcionar a experiência da música de câmara a diversas cidades do estado. De acordo com Marçal, a ideia de formar o quarteto surgiu da vontade de preencher uma lacuna. “Nós somos todos músicos da Camerata Florianópolis e sentimos a falta dessa contribuição com a música de câmara. Antes da criação das orquestras, os músicos se juntavam para tocar, e essa formação de quarteto de cordas tem um repertório imenso. Então, em 2018, decidimos nos juntar e levar nossa música para o estado inteiro”, explicou o violinista.

Após um período de pausa devido à pandemia, o quarteto retomou suas apresentações em 2021 e desde então não parou mais, realizando uma série de projetos. “Em 2021, começamos a tocar de fato. Desde então, temos visitado diversas cidades e levado nossa música para lugares onde, muitas vezes, não há acesso a esse tipo de arte. Nossa missão é levar a música clássica a todos os cantos de Santa Catarina”, completou Marçal.

A turnê do quarteto é financiada por meio de um projeto de incentivo à cultura, que permite que empresas direcionem parte do ICMS pago ao estado para apoiar projetos culturais. “Esse é um modelo maravilhoso, pois permite que as empresas apoiem a cultura diretamente. Elas podem destinar uma porcentagem do ICMS delas para o projeto, sabendo exatamente onde o dinheiro está sendo investido, o que traz uma transparência enorme”, explicou o violinista. Ele também destacou que a empresa local Plazon é uma das patrocinadoras do projeto, mostrando o apoio da comunidade regional. “A nossa maior patrocinadora é a Havan, mas também temos o apoio fundamental de empresas locais que ajudam a levar a cultura para as cidades do interior”, afirmou.

Para o concerto em Orleans, o repertório inclui uma seleção de músicas clássicas e natalinas. As peças que serão tocadas são: Divertimento em Ré Maior, de Wolfgang Amadeus Mozart (Allegro / Andante / Presto); Wachet auf, ruft uns die Stimme, de Johann Sebastian Bach; Pequena Fuga em Sol menor, de Johann Sebastian Bach; Concerto Grosso em Sol menor, de Arcangelo Corelli (Fatto per la notte di Natale, Grave, Vivace, Allegro, Adagio, Pastorale); Jazzy Jingle Bells, tradicional de Natal; e Noite Feliz, também uma canção natalina tradicional. “Como é Natal, incluímos músicas mais cristãs e natalinas para beneficiar a ocasião. Será uma noite muito especial, com momentos em que vamos convidar o público para cantar junto conosco”, contou Marçal.

A apresentação será às 20h, na Igreja Matriz de Orleans, e o evento é gratuito. Marçal fez um convite especial à população da cidade: “ Estamos muito felizes de poder tocar em uma cidade com tanto apreço pela cultura e pela arte. Vai ser uma noite incrível e esperamos que todos possam aproveitar”.

Não perca a oportunidade de vivenciar uma noite de música de alta qualidade, com obras clássicas e especiais para a época do Natal. O Quarteto Nume promete emocionar e encantar o público de Orleans neste sábado, 21 de dezembro.

Confira entrevista completa

 

0
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe essa notícia

VER MAIS NOTÍCIAS