Ave-símbolo de Orleans será conhecida nesta quinta-feira

A ave-símbolo de Orleans, escolhida por meio de votação popular, será apresentada nesta quinta-feira (5), às 9h, no Centro de Eventos Galliano Zomer. Lançada em outubro de 2022, a campanha de escolha da ave-símbolo foi realizada a partir do lançamento do Guia da Aves – Aves de Orleans, projeto realizado pelo Instituto Alouatta, entidade presente no Estado de Santa Catarina desde 2005. Dentre as 52 aves presentes no município, foram pré-selecionadas 12 espécies e destas 12, apenas 5 foram eleitas. As candidatas finalistas foram as com maior incidência no município como: Beija-Flor Tesoura; Coleirinho; Saíra Sete Cores; Tangará e Tucano de Bico Verde.
A sugestão para que a cidade tivesse uma ave-símbolo partiu da Fundação Ambiental Municipal de Orleans – FAMOR. O projeto teve o apoio do Departamento de Turismo, Departamento de Cultura, do Instituto do Meio Ambiente, do Movimento Orleans Viva (MOV), Parque Estadual da Serra Furada, Parque Nacional de São Joaquim, CIDASC, escolas de Orleans e da Vereadora Mireli Debiasi.
“Já temos nossa árvore-símbolo, que é o Manacá, e agora teremos uma espécie representante da fauna do município. Além de alertar as pessoas para a necessidade de conservar e tratar bem nossa fauna, a divulgação da ave-símbolo da cidade também estimulará o turismo de observação de aves, que possui milhares de praticantes e amantes no mundo”, comenta Thatiane Cordini Fernandes superintendente da FAMOR.