Corpo de Bombeiros Militar abre inscrições para Curso de Bombeiro Comunitário em Içara
Estão abertas até o dia 31 de março as inscrições para o Curso de Bombeiro Comunitário (CBC), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar em Içara. A iniciativa tem como objetivo capacitar cidadãos para atuar de forma voluntária na prevenção de incêndios e acidentes, além de prestar apoio à corporação em situações de emergência e calamidade pública.
Ao ingressar no serviço voluntário, os bombeiros comunitários têm direito ao ressarcimento de despesas com alimentação e transporte, no valor de R$ 125 por plantão de 12 horas. Serão oferecidas 30 vagas, preferencialmente destinadas a candidatos que residam ou trabalhem nos municípios de Içara e Morro da Fumaça. No entanto, interessados de outras cidades também podem participar do processo seletivo.
A primeira etapa dessa seleção será realizada em três partes: prova teórica de conhecimentos específicos, de caráter classificatório; apresentação de documentos; e investigação social, ambas de caráter eliminatório.
Entre os requisitos para participação estão: ter no mínimo 18 anos completos na data da matrícula, estar apto física e mentalmente para o curso e para as atividades voluntárias, além de não ter sido desligado anteriormente do serviço voluntário do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
O curso inicia no dia 27 de abril e segue até dezembro de 2026. “A carga horária é de aproximadamente 445 horas, incluindo aulas teóricas, atividades práticas e estágio operacional no quartel”, ressalta o capitão Felipe Daniel, comandante do quartel de Bombeiros Militar em Içara.
Mais informações e o cronograma completo estão disponíveis no edital, que pode ser acessado pelo link (https://sandwiche.me/cbmsc.icara#f62c5) ou na bio do Instagram Instagram @cbmsc.icara.
