Adeus a Neném Matusa, voz que marcou gerações no Sul de SC
Referência nos bailes e festas da região, músico será velado a partir das 8h deste sábado, em Criciúma
O Sul de Santa Catarina está de luto pela morte de Neném Matusa, aos 72 anos. Vocalista e fundador da tradicional Banda Matusa, ele construiu uma trajetória de 49 anos nos palcos, tornando-se um dos principais nomes da música de baile na região.
Neném marcou gerações em festas comunitárias, bailes e grandes eventos. Além da atuação artística, também era reconhecido pelo espírito empreendedor e pela liderança dentro da banda e da família. O músico enfrentava um câncer no intestino e não resistiu às complicações da doença.
Em reconhecimento à sua contribuição cultural, o município de Pedras Grandes decretou luto oficial.
Nota oficial da Banda Matusa
Em publicação nas redes sociais, a Banda Matusa divulgou a seguinte nota na íntegra:
“Você viu, ouviu e muitos puderam conhecer a voz e o talento de Neném em 49 anos de história nos palcos da Banda Matusa.
Hoje, estamos fechando o livro de uma história tão rica, maravilhosa e com vários capítulos de esforço, paixão, conexão e luta. Um verdadeiro guerreiro, com sua personalidade sorridente, animada, forte e sempre disponível para ensinar e ajudar todos à sua volta. Como o irmão mais velho que muitos queriam, como um pai que muitos sonhavam e o amigo que todos desejam.
Essa história se tornou uma jornada, um legado, que será lembrado não só hoje, mas por muitos anos pelo que representou na música, no empreendedorismo e na família.
Uma gaita não abrirá mais seu fole, uma viola e uma guitarra em formato de estrela vermelha ficarão em silêncio, um teclado circular estará mudo. Em luto e respeito a quem os representava.
Esperamos que você, Neném, possa ouvir uma palavra que passa pelo coração de todos que o conheceram: OBRIGADO!!!
O som da sua voz sempre ecoará em nossos corações.”
Velório e despedida
O velório ocorre a partir das 8h deste sábado, na capela mortuária do Cemitério São Roque, em Criciúma. O cerimonial de despedida está marcado para as 16h30 e, logo após, será realizado o sepultamento.
Neném deixa familiares, amigos e uma legião de admiradores. Seu nome permanece marcado na história da música regional catarinense como sinônimo de tradição e alegria nos palcos.
